Por: Adalberto Luque
A Polícia Civil prendeu, na tarde desta quarta-feira (17), cinco homens que integram uma quadrilha especializada no furto de cargas de açúcar transportadas pela rede ferroviária que corta cidades da região. O grupo foi preso no âmbito da Operação Rapadura, levada a cabo por agentes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Grupo de Operações Especiais (GOE), ambos da Divisão Especial de Investigações Criminais (DEIC) de Ribeirão Preto.
Os policiais foram até a cidade de Guariba onde, de acordo com as investigações, seria a sede da organização criminosa. Ao chegar, os agentes flagraram o grupo ensacando açúcar furtado. A Polícia Civil acredita que o açúcar, já devidamente ensacado, seria revendido em outros estados.
Durante a ação, os agentes apreenderam oito toneladas de açúcar e um caminhão que era utilizado pela quadrilha para transportar o produto do furto durante a passagem das composições férreas por cidades da região.
Em cerca de um ano, o grupo teria causado um prejuízo superior a R$ 20 milhões aos donos do açúcar. Além dos suspeitos presos, o dono do armazém onde a carga foi encontrada também é investigado. Ele não estava no local quando a ação foi realizada, mas os policiais civis entendem que ele seria um dos maiores receptadores de açúcar furtado na região. As investigações prosseguem.