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Bandeirantes terá ciclovia de 57 km

FOTO: GOVERNO DE SÃO PAULO

O governador João Doria (PSDB) lançou nesta quinta­-feira, 10 de março, o projeto de uma ciclovia de longa dis­tância ligando a capital paulis­ta a Itupeva, no interior, pela Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). A nova ciclovia, com 57 quilômetros de extensão, dará acesso ao recém-lançado Distrito Turístico Serra Azul e será implantada pela conces­sionária CCR Autoban, que administra a estrada.

No evento, em Itupeva, o governador disse que será a maior e mais completa ciclovia do Brasil. “Uma grande opção para o esporte, para o lazer e para a mobilidade”, afirmou Doria. Conforme o governo, a região recebe cerca de dez milhões de visitantes por ano e tem atrações como os parques Hopi Hari e Wet’n Wild, além de outlet, centros comerciais e rotas de turismo rural.

O projeto prevê a constru­ção de uma ciclovia segregada do tráfego de veículos da rodo­via entre os quilômetros 13,8 e 71 da Bandeirantes. As bikes vão circular em trechos do canteiro central e do gramado lateral da rodovia. O projeto prevê seis passarelas de trans­posição, que permitirão ao ci­clista acessar a passarela sem cruzar a rodovia.

A ciclovia, que terá ain­da sete pontos de apoio para ciclistas, além de sinalização, deve custar R$ 219 milhões. O prazo de entrega não foi defi­nido, já que o projeto ainda passará por análises técnicas, segundo o governo. Conforme a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), só neste ano foram registradas duas mortes de ciclistas.

Eles foram atropelados por carros quando trafegavam pelo acostamento da Bandeirantes. Em todo o ano passado, foram seis mortes de ciclistas no mes­mo trecho. O governo de São Paulo já lançou outros pro­jetos para ciclistas na região, como a Ciclo Rota das Flores, em Holambra, com percurso de 14 quilômetros.

Também lançou a Ciclo Rota das Frutas, que integra os municípios de Jundiaí, Louvei­ra, Vinhedo e Itatiba, com ex­tensão total de 75 quilômetros. A ideia, segundo o governo, é estimular o deslocamento seguro e sustentável da popu­lação, além de integrar muni­cípios com vocação turística e potencial para o cicloturismo O plano é ter 300 quilômetros de ciclorrotas no interior.

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