O Armazém Baixada recebe neste final de semana, pela segunda vez, uma das melhores revelações do cenário nacional, a banda As Bahias e a Cozinha Mineira. Comandado pelas vocalistas Assucena Assucena e Raquel Virginia e pelo guitarrista Rafael Acerbi, o grupo reverencia, sem saudosismo, o passado e dialoga com a herança da música brasileira, como com o disco “Bicho”, de Caetano Veloso, que completou 40 anos em 2017.
Os músicos percorrem a humanização e a animalização para mostrar o que há de animalesco no humano e o que pode ser enxergado enquanto narrativa no animal. De um lado, religam nossas raízes à natureza. Do outro, exercem o livre exercício da fabulação para metaforizar, ou seja, falar com outras palavras o que muitas vezes pode nos ser caro, como o amor, o desejo e o drama. O show será neste sábado, 19 de janeiro, a partir das 22 horas.
A banda tem dois álbuns gravados, “Mulher” (2015) e “Bixa” (2017). O grupo possui fortes influências de Gal Costa e do Clube da Esquina, e tem como mote na música identificar as formas de expressão das mulheres. Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Rafael Acerbi conheceram-se no curso de história da Universidade de São Paulo USP) por volta de 2011. Da convivência, algumas ideias já se colocaram como projeto musical. A banda decidiu tocar junto de fato a partir da morte de Amy Winehouse, em tributo a cantora britânica.
O primeiro álbum da banda, “Mulher”, foi gravado durante três anos, em meados de 2012 e lançado oficialmente em 2015. Em 2016, o grupo foi indicado ao Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria revelação, e em 2018 venceu o 29º Prêmio da Música Brasileira em duas categorias, canção popular – grupo e melhor álbum (“Bixa”).
O Armazém Baixada fica na rua Duque de Caxias nº 141, no Centro Histórico. Mais informações pelo telefone (16) 99251- 5127. Há estacionamento no local (custa R$ 10). O ingresso custa R$ 20 e está à venda na loja Retroq (ponto de vendas físico somente em dinheiro) da rua Rui Barbosa nº 1.194 (esquina com a Marechal Deodoro), na região central de Ribeirão Preto, de segunda à sexta-feira, das nove às 20 horas, e neste sábado, das nove às 13 horas.
Também pode ser comprado on-line no site Sympla (www. sympla.com.br). O ingresso adquirido via internet é nominal e apenas a pessoa indicada no sistema pode utilizá-lo. Para trocar a titularidade de ingressos adquiridos no ponto de venda físico ou sem uma conta no Sympla, o comprador deve enviar pelo mesmo e-mail utilizado na compra o ingresso e o nome do novo titular para [email protected].
Não será alterada a titularidade nos casos de vários ingressos adquiridos em nome da mesma pessoa. A alteração é possível se solicitada até 24 horas antes do evento. É obrigatório a apresentação de documento que comprove a maioridade – Registro Geral (RG, a cédula de identidade) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É estritamente proibida a entrada de menores de idade. Não é permitida a entrada com bebidas ou objetos ilícitos no espaço.