Uma das atrações musicais já conhecidas pelo público da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é o grupo Aláfia, que se apresenta no Theatro Pedro II, na Sala Principal, nesta quinta-feira, 13 de junho, às 20h30. É a segunda vez que a banda participa da festa literária e traz um repertório que condensa os sete anos de estrada bem percorridos.
Nesta trajetória, o grupo já lançou três álbuns no Brasil e no exterior e prepara um novo trabalho. O Aláfia, que se traduz por “caminhos abertos” em iorubá – idioma da família linguística nígero-congolesa falado secularmente pelos iorubás em diversos países ao sul do Saara –, defende a identidade do próprio nome. A banda é ligada às temáticas da cultura afro -brasileira e suas vertentes como o candomblé. Trata-se do encontro entre o rap, a música de terreiro, a MPB e o funk.
Com expressão na cena musical brasileira, o Aláfia dividiu, neste ano, o palco do Lollapalooza com Kendrick Lamar, Luiza Lian e Gabriel, O Pensador. As letras da banda refletem questões atuais e relevantes sobre a realidade cultural e social do País. A proposta do grupo é celebrar a força da ancestralidade com reflexão e levando muita dança ao público. Para o show programado para a Feira do Livro, estarão no palco do Pedro II os cinco vocalistas, dois percussionistas, metais, baixo, bateria e teclado, que juntos prometem música de qualidade e muita animação para o público.
O repertório mescla os três primeiros discos do Aláfia, apresentando algumas canções do próximo trabalho, que será lançado no segundo semestre de 2019, inclusive o mais recente videoclipe “Canção pra nós”, que tem trechos com a Ialorixá Neide Ribeiro. A produção foi gravada no bairro Adelino Simioni, em Ribeirão Preto. Apesar de fazer turnês por diversas localidades, o grupo mantém suas raízes na cidade, tendo em vista que o vocalista e guitarrista Eduardo Brechó, é natural de Ribeirão Preto.
Segundo a gestora cultural da banda, Dani Godoy, a banda sempre foi bem recebida na Feira Nacional do Livro e eles fazem questão de fazer parte desta programação cultural. “A Feira do Livro é um evento muito especial para o Aláfia, porque somos crias do movimento de literatura periférica de São Paulo e estamos muito conectados a esta linguagem”, acrescenta Dani.
A banda Aláfia é formada por Eduardo Brechó (voz e guitarra), Jairo Pereira (voz), Fabio Leandro (teclado), Pedro Bandera (percussão), Lucas Cirillo (gaita), Gabriel Catanzaro (baixo), Estela e Eloisa Paixão (vocais), Filipe Gomes (bateria), Igor Damião (guitarra) e Vinicius Chagas (saxofone).
Ingressos
Para participar das atividades e espetáculos da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, realizadas no Theatro Pedro II (Sala Principal) é preciso retirar senha com uma hora de antecedência. A distribuição será feita no balcão da Central de Informações. Nos demais locais, a entrada será por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de cada espaço. A programação completa está no site www.fundacaodolivroeleiturarp.com e nas redes sociais.
O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos devido ao horário.