Neste período de “lockdown”, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto e de Sertãozinho e o Hemocentro da Universidade de São Paulo (USP) estão abertos para receber doadores, apesar do “lockdown” decretado nas duas cidades. Todos seguem rigorosamente todos os protocolos sanitários e mantém boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus.
O Banco de Sangue de Ribeirão Preto atende todos os dias – com exceção de domingo –, das sete às 18 horas, recebendo os doadores com todos os protocolos de higiene e segurança contra a covid-19. Neste período, os estoques podem chegar a níveis ainda mais críticos.
Por isso está sendo disponibilizado transporte gratuito para os doadores que precisarem e um ofício para justificar o translado até o Banco de Sangue.
Atualmente os estoques sanguíneos da instituição enfrentam um déficit de 45%, podendo se acentuar ainda mais nos próximos dias e chegar a 60%, ameaçando até as cirurgias emergenciais.
Para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos, são necessárias 70 doações diárias. Com os casos de covid-19, a situação faz as doações se tornarem ainda mais urgentes. Para mais informações sobre o transporte, assim como o ofício, os doadores podem entrar em contato pelo Whatsapp: (16) 99702-0830.
O Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 895, na Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O telefone é o (16) 3610-1515 e o WhatsApp (16) 99702-830. O atendimento vai das sete às 18 horas, de segunda a sábado (exceto feriados) – aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.
O Hemocentro de Ribeirão Preto também está com os estoques de sangue abaixo do nível de segurança para atender à demanda da região. O tipo O negativo (O-) é o que mais preocupa. Para doar é necessário fazer o agendamento prévio.
O doador pode optar por ir ao Posto de Coleta na rua Quintino Bocaiuva nº 470, em Higienópolis, na região central de Ribeirão Preto, ou na Unidade Campus da Universidade de São Paulo (USP), próximo ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina.
O funcionamento do Posto de Coleta é das sete horas às 12h30. Na Unidade Campus, vai das sete horas às 16h30. O doador pode ir direto a um desses locais ou, se preferir, agendar pelo 0800.979.6049 ou pelo site hemocentro.fmrp.usp.br.
Sertãozinho
O banco de Sangue de Sertãozinho também precisa de doações. O aumento de internações em decorrência da covid-19 tem elevado a demanda por hemocomponentes (subprodutos do sangue), e os serviços de hemoterapia em nossa região já têm sinalizado aos centros hospitalares sua utilização “com cautela”, devido aos estoques em níveis delicados.
O Banco de Sangue adotou o agendamento da doação sanguínea, para conferir ainda mais agilidade e segurança ao doador. Basta programar o procedimento pelo WhatsApp (16) 98169-0001. Basta comparecer à rua Epitácio Pessoa nº 1.401 (Centro) e apresentar o registro Geral (RG).
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das sete às 13 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábados, das sete às 13 horas. Dúvidas sobre a doação podem ser esclarecidas no site (bssdoesangue. com.br) ou nas redes sociais da instituição (Facebook e Instagram – @bssdoesangue).