Tribuna Ribeirão
Saúde

Banco de Sangue tem déficit de 65%

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Banco de Sangue de Ri­beirão Preto continua com seus estoques sanguíneos em estado crítico, um déficit que se acen­tuou desde o início do ano, de 65%. Porém, neste momento, os tipos que mais estão em falta são os negativos O, A e B.

Considerado universal, o sangue O- não pode faltar, pois em casos de extrema urgên­cia, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sague do paciente, ele é o requisitado pelos hospitais. Já os sangues A- e B- são tipos mais raros, que podem ser doados so­mente entre os que possuem o mesmo tipo sanguíneo.

Todos os tipos sanguíneos são necessários e o apelo é para que os doadores compareçam urgente no local para praticar esse gesto solidário que salva até 4 vidas. Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, alerta que todos os doadores, de todos os tipos sanguíneos, são bem-vin­dos nesse momento.

“Estamos passando por um momento muito difícil, que se acentuou com os impactos da pandemia. Porém, esperamos que agora, neste início de ano, quando temos uma esperan­ça no enfrentamento à Covid, com o início da vacinação no país, as pessoas se sensibilizem mais para a questão da doação de sangue”, afirma Eli Mendes.

Para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos, são necessá­rias 70 doações diárias. Com os casos de Covid-19, a situação faz as doações se tornarem ain­da mais urgentes. O Banco de Sangue de Ribeirão Preto segue rigorosamente todos os proto­colos contra a covid-19.

Recentemente conquistou o selo Covid Free de Excelência, que é concedido às instituições que mantêm boas práticas pre­ventivas para o enfrentamento ao coronavírus. Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doa­ção de sangue. Quem viajou para o exterior deve esperar 30 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue.

Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pes­soas que apresentaram diag­nóstico clínico e/ou laborato­rial de infecções pelos vírus sars, mers e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser con­siderados inaptos pelo período de 30 dias após o último conta­to com essas pessoas.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos sars, mers e/ou 2019- nCoV, após diagnóstico clíni­co e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assin­tomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de sangue de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados do Ministério da Saúde, este índice está abaixo de 2%. Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realiza­da até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momen­to da doação).

Também deve estar em boas condições de saúde, pe­sar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoó­lica nas últimas doze horas. Na hora da doação, deve apre­sentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habili­tação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de ali­mentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

O Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 895, na Vila Seixas (atrás do Hospi­tal São Lucas). O telefone é o (16) 3610-1515 e o WhatsApp (16) 99702-830. O atendimen­to vai das sete às 18 horas, de segunda a sábado (exceto fe­riados) – aos doadores, estacio­namento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

Postagens relacionadas

Brasil tem 767 mortes em 24h; média móvel cresce 181% em duas semanas

William Teodoro

Agendamento para vacinação contra Covid, DOSE ADICIONAL, EM PESSOAS MAIORES DE 18 ANOS VACINADAS ATÉ 11/10 COM A DOSE ÚNICA DA VACINA JANSSEN, será aberto nesta sexta-feira, 10 de dezembro

Redação 1

Levantamento alerta para consumo de álcool no país

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com