Tribuna Ribeirão
Geral

Banco de Sangue tem déficit de 45%

MINISTÉRIO DA SAÚDE

A situação se agravou nas últimas semanas no Banco de Sangue de Ribeirão Preto, com a fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva da pandemia, registrando uma queda considerável no volu­me das doações. Atualmente os estoques sanguíneos da instituição enfrentam um déficit de 45%, podendo se acentuar ainda mais nos pró­ximos dias e chegar a 60%.

“É preciso que as pesso­as se lembrem o tempo todo que a doação de sangue é essencial à vida de inúme­ros pacientes internados nos hospitais, inclusive dos que estão em tratamento pela Co­vid-19”, diz Eli Mendes, líder de captação do Banco de San­gue de Ribeirão Preto.

O ato da doação de san­gue não oferece riscos de contaminação pelo coronaví­rus, informa o líder de capta­ção. “As estruturas dos locais de doação estão adequadas e preparadas para receber os doadores. As precauções de contágio devem ser manti­das, mas o ato solidário não pode parar. Uma única doa­ção salva até quatro vidas”, ressalta Eli Mendes.

Para regularizar os esto­ques e evitar atrasos ou im­pactos nos atendimentos, são necessárias 70 doações diárias. Com os casos de co­vid-19, a situação faz as doa­ções se tornarem ainda mais urgentes. O Banco de Sangue de Ribeirão Preto segue rigo­rosamente todos os protocolos sanitários e mantém boas prá­ticas preventivas para o en­frentamento ao coronavírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de sangue de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados do Ministério da Saúde, este índice está abaixo de 2%. Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primei­ra doação seja realizada até os 60 anos (menores de ida­de precisam de autorização e presença dos pais no mo­mento da doação).

Também deve estar em boas condições de saúde, pe­sar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida al­coólica nas últimas doze ho­ras. Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de iden­tidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e etc. – em bom estado de conser­vação. Após o almoço ou in­gestão de alimentos gorduro­sos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

O Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 895, na Vila Seixas (atrás do Hospi­tal São Lucas). O telefone é o (16) 3610-1515 e o WhatsApp (16) 99702-830. O atendimen­to vai das sete às 18 horas, de segunda a sábado (exceto fe­riados) – aos doadores, esta­cionamento gratuito na esqui­na das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

Postagens relacionadas

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto

Redação 2

PUBLICIDADE: Hidrofil – Filtros e Acessórios

Redação 1

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com