O início do ano, marcado por férias escolares e viagens em família, costuma ser um período crítico para os bancos de sangue de todo o país. A combinação: “menos doadores e o aumento da demanda por sangue”, especialmente em decorrência de acidentes de trânsito, gera uma preocupação constante nos hospitais e nos bancos de sangue que buscam constantemente captar novos doadores.
“O final de 2024 e início deste ano registrou um preocupante aumento no número de acidentes graves nas rodovias brasileiras, com ampla repercussão na mídia. Esse cenário, além de causar grande comoção social, impacta diretamente a demanda por sangue nos postos de coletas de todo o país”, explica Micheli Caligioni, captadora de doadores do GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto.
Em razão desse cenário, o GSH Banco de Sangue lança um apelo à população para que doe sangue e ajude a fazer a diferença na vida de muitos pacientes e famílias. “É fundamental que as pessoas se conscientizem sobre a importância da doação regular de sangue. Os hemocomponentes são vitais em diversos tratamentos, além dos acidentes, como câncer, cirurgias cardíacas, anemias falciformes, queimaduras, entre outras”, ressalta a captadora.
Neste momento, todos os tipos sanguíneos são necessários, porém os de fatores Rh negativos – como O- e A- – são os que mais estão em falta. Lembrando que o O negativo é universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa e é utilizado em emergências, quando não há tempo de checar o tipo sanguíneo do paciente.
A instituição informa que mesmo quem ainda não sabe o seu tipo sanguíneo pode doar, pois o exame de checagem do fator Rh é feito logo após a doação. O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto fica na rua Quintino Bocaiúva nº 975, Vila Seixas. O telefone é (16) 3977-5900 | WhatsApp: (16) 99702-0830. A unidade funciona de segunda-feira a sábado, das sete às 12 horas.