“Os laços mais importantes não estão na embalagem, estão nos gestos”. Com esse mote, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto lançou sua campanha de Natal, convidando a população a entrar no clima solidário e doar sangue.
Neste período do ano, normalmente, os estoques sanguíneos já sofrem uma baixa, em razão das festas e recessos. Porém, neste cenário de pandemia, o estado tende a ficar ainda mais crítico.
“Estamos operando com os estoques abaixo do ideal e é preciso que as pessoas se sensibilizem para a necessidade da doação de sangue. Em um momento tão crítico em que muitos se esquecem de doar por estarem de férias, nosso déficit atual é de 30%, ao passo que a demanda aumenta consideravelmente, devido a situações emergenciais nos hospitais”, diz Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto.
Até o final do mês, quem for doar sangue é convidado a escrever uma mensagem aos pacientes que necessitam de transfusões. Eles também podem retirar um cartão da árvore de Natal com a mensagem especial de um paciente.
“Muitas histórias dependem de um doador de sangue para continuar a serem escritas. Vamos levar muito mais esperança para quem precisa, principalmente, neste Natal”, completa o líder de captação.
Durante as festas de final de ano, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto estará atendendo especialmente nos seguintes horários: nos dias 24 e 31, das 7h às 12h. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, a unidade estará fechada. Nos demais dias, de segunda-feira a sábado, o horário será das 7h às 18h.
Doação de sangue e a Covid-19
Doar sangue é um ato seguro e as pessoas podem se sentir ainda mais confiantes. O Banco de Sangue de Ribeirão Preto conquistou recentemente o selo Covid Free de Excelência, uma certificação concedida a instituições que utilizam boas práticas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.
Este certificado garante que os protocolos de segurança exigidos internacionalmente para conter a disseminação do vírus sejam cumpridos no local.
Requisitos básicos para doação de sangue:
– Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação; – Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação); – Estar em boas condições de saúde; – Pesar no mínimo 50 kg; – Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; – Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum; – Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada); – Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses; – Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias; – Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS; – Não ter diabetes em uso de medicações; – Consulte a equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:
– Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue; – Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue; – Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas; – Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).