Com o objetivo de mobilizar doadores, a nova campanha do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, veiculada nas redes sociais, chama a atenção das pessoas para o pouco tempo que é necessário para um gesto tão nobre: “Você tem 40 minutos para salvar 4 vidas”? O texto explicativo da campanha ressalta que a quarentena, assim como a pandemia, ainda não acabou.
Nesse período do ano, muitos sintomas de gripes e infeções respiratórias podem ser confundidos com a covid-19 e, portanto, os doadores que apresentarem esses sinais ficam impossibilitados de doar por 30 dias, fazendo com que haja uma baixa nas doações. Uma informação importante: as pessoas que tiveram covid-19 confirmado e que estão sem sintomas há mais de 30 dias podem realizar a doação de sangue para auxiliar no tratamento de pacientes em estado grave da doença.
“Precisamos de doadores para reabastecer os nossos estoques, que voltaram a cair 16% em agosto. Lutamos por algo muito maior do que qualquer adversidade: salvar vidas, uma única doação de sangue, que demora cerca de 40 minutos pode salvar até quatro vidas”, diz Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto.
Dez dias atrás, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto infirmou que registrava queda no número de doações em agosto. Com baixa de 14% nos estoques sanguíneos, a unidade pede aos doadores saudáveis, para que doem sangue e salvem vidas. É uma situação que requer atenção, pois o quadro de pandemia do novo coronavírus que se instalou no Brasil refletiu na captação.
Com as doenças respiratórias, típicas da estação, muitas pessoas podem ficar inaptas para doarem. São necessárias 70 doações por dia, para que os estoques sanguíneos estejam em um nível seguro, ou seja, para atender a todos os pacientes dos hospitais conveniados que necessitam de transfusões e outros procedimentos.
Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.
Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.
O Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 895, na Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O telefone é o (16) 3610-1515 e o WhatsApp (16) 99702-830. O atendimento vai das sete às 18 horas, de segunda a sábado (exceto feriados) – aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.