Tribuna Ribeirão
Geral

Banco de Sangue lança campanha

FERNANDO FRAZÃO/AG.BR.

Com o objetivo de mobilizar doadores, a nova campanha do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, veiculada nas redes so­ciais, chama a atenção das pes­soas para o pouco tempo que é necessário para um gesto tão nobre: “Você tem 40 minutos para salvar 4 vidas”? O texto ex­plicativo da campanha ressalta que a quarentena, assim como a pandemia, ainda não acabou.

Nesse período do ano, mui­tos sintomas de gripes e infe­ções respiratórias podem ser confundidos com a covid-19 e, portanto, os doadores que apresentarem esses sinais ficam impossibilitados de doar por 30 dias, fazendo com que haja uma baixa nas doações. Uma infor­mação importante: as pessoas que tiveram covid-19 confirma­do e que estão sem sintomas há mais de 30 dias podem realizar a doação de sangue para auxiliar no tratamento de pacientes em estado grave da doença.

“Precisamos de doadores para reabastecer os nossos es­toques, que voltaram a cair 16% em agosto. Lutamos por algo muito maior do que qual­quer adversidade: salvar vidas, uma única doação de sangue, que demora cerca de 40 mi­nutos pode salvar até quatro vidas”, diz Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

Dez dias atrás, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto infir­mou que registrava queda no número de doações em agos­to. Com baixa de 14% nos es­toques sanguíneos, a unidade pede aos doadores saudáveis, para que doem sangue e sal­vem vidas. É uma situação que requer atenção, pois o quadro de pandemia do novo corona­vírus que se instalou no Brasil refletiu na captação.

Com as doenças respirató­rias, típicas da estação, muitas pessoas podem ficar inaptas para doarem. São necessárias 70 doações por dia, para que os estoques sanguíneos estejam em um nível seguro, ou seja, para atender a todos os pacien­tes dos hospitais conveniados que necessitam de transfusões e outros procedimentos.

Entre outros, um dos requi­sitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja reali­zada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pe­sar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Na hora da doação, deve apresentar um documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilita­ção (CNH) etc. – em bom es­tado de conservação. Após o al­moço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

O Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 895, na Vila Seixas (atrás do Hospi­tal São Lucas). O telefone é o (16) 3610-1515 e o WhatsApp (16) 99702-830. O atendimen­to vai das sete às 18 horas, de segunda a sábado (exceto fe­riados) – aos doadores, estacio­namento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Assassinato no Expresso do Oriente

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Caixa ajudará a plantar 600 mil árvores em dois estados

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com