O Banco de Sangue de Ribeirão Preto está convocando doadores dos tipos RH negativo para efetuarem suas doações em caráter de urgência, pois os estoques se encontram em estado crítico. O tipo O negativo é o que está mais em falta, pois é considerado universal e, portanto, em casos de extrema urgência, é o que é utilizado pelos hospitais.
A instituição informa que esse é um período em que há uma queda acentuada nos estoques sanguíneos, pois, com as férias, as pessoas viajam e deixam a doação de sangue em segundo plano. Aliados a esse fator, a explosão dos surtos de gripe influenza e o aumento dos casos de covid-19 pela variante Ômicron têm afastado os doadores que ficam inaptos a doar sangue por um período, como também receosos de se contaminarem.
De acordo com Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, o ato de doar sangue é totalmente seguro, e, reconhecidamente, a instituição tem o selo “Covid Free de Excelência”, por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento à pandemia de coronavírus.
“Neste momento, enfrentamos um déficit de 40% em nossos estoques e todos os tipos sanguíneos são necessários, com um destaque maior para os RH negativos. Por isso, o apelo é para que os doadores compareçam ao Banco de Sangue para praticar esse gesto solidário que pode salvar até 4 vidas”, alerta Eli Mendes.
O líder de captação ressalta ainda que os pacientes que estão internados nos hospitais não podem esperar e continuam necessitando de transfusões. Sem contar que é um momento em que aumenta a demanda por hemocomponentes, em função dos acidentes de trânsito nas estradas.
A unidade atende a cinco hospitais entre públicos e privados em Ribeirão Preto. O Banco de Sangue de Ribeirão Preto segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a covid-19 e mantém boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus.
Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.
Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.
O Banco de Sangue de Ribeirão Preto fica na rua Quintino Bocaiúva nº 975, no Centro, a apenas 50 metros do antigo endereço. O novo local dispõe de uma infraestrutura ampla, em um espaço exclusivo, fora de um ambiente hospitalar, para acolher o doador de sangue com o mesmo carinho, agilidade e atenção, atendendo de segunda a sábado, das sete às 18 horas.