Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

BANCO DE SANGUE – Doação cai pela metade em RP

O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto faz uma nova convocação de doadores para que seus estoques sanguíneos se mantenham em um nível equilibrado e atendam com conforto às demandas dos hos­pitais da cidade e região. A ins­tituição vem recebendo cerca de 30 doações por dia, quando o ideal seriam 60 coletas diárias para que se possa atender com equilíbrio às demandas dos hospitais, um déficit de 50%.

Atualmente, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, po­rém a necessidade maior são os tipos O e A negativos e positivos. Por isso, o apelo da instituição é para que os doadores compare­çam ao Banco de Sangue para praticar esse gesto solidário que pode salvar até quatro vidas.

A doação de sangue pro­porciona chance de vida e espe­rança aos pacientes internados que necessitam de transfusões, entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tra­tamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes.

Para muitas pessoas que es­tão enfermas, os componentes sanguíneos são a única esperan­ça de vida: um em cada dez pa­cientes internados necessitam de transfusões. Por isso, as doações de sangue têm que ser constan­tes e em um ritmo que atenda a essas necessidades. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

A falta de sangue pode sus­pender cirurgias nos hospitais da região. A doação também proporciona chance de vida e esperança a quem necessita de transfusão. Entre esses pacientes estão os que têm anemia falci­forme, os que estão em trata­mentos de câncer, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como car­díacas e transplantes, e também vítimas de queimaduras.

Requisitos
Entre outros, um dos requi­sitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja reali­zada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pe­sar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Documentos
Na hora da doação, deve apresentar um documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilita­ção (CNH) e etc. – em bom es­tado de conservação. Após o al­moço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

Os potenciais doadores com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram sintomas, mesmo nos casos le­ves ou moderados, só poderão doar sangue após um período de dez dias após recuperação da doença. Antes, eram 14 dias.

Também serão considera­das inaptas as pessoas que apre­sentarem teste diagnóstico po­sitivo para Sars-CoV-2, mesmo que sejam assintomáticas. Aqui, o período de proibição é de dez dias após a data da coleta do exame. Na atualização, foi reti­rado ainda o critério de inapti­dão para doação de pessoas que tenham se deslocado ou que se­jam procedentes de países com casos de covid-19.

Onde
O GSH Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 975, na Vila Seixas, na região Cen­tral – telefone (16) 3977-5900 e WhatsApp (16) 99702-0830. O local dispõe de uma infraestru­tura ampla, em um espaço exclu­sivo, fora de um ambiente hos­pitalar, para acolher o doador de sangue. Atende de segunda-feira a sábado, das sete às 18 horas.

Postagens relacionadas

Venda de veículos sobe forte em dezembro e fecha 2023 com alta 

Redação 2

Consórcio da FNP tem adesão de 649 cidades

William Teodoro

TJ extingue ação contra servidores

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com