Tribuna Ribeirão
Geral

Banco de Sangue de RP faz homenagem aos pais

Neste Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo, 8 de agos­to, o Banco de Sangue de Ribei­rão Preto presta uma homena­gem especial àqueles que são os verdadeiros heróis e exemplos de vida, com a campanha “Pai, você é meu maior exemplo”. Na sexta-feira (6) e no sábado (7), os pais doadores serão ho­menageados com um chaveiro “kit ferramentas” e também com uma veiculação alusiva à campanha nas redes sociais.

“As crianças aprendem ob­servando os gestos dos pais e, portanto, ao doarem sangue, os papais estão mostrando aos seus filhos que é preciso ter empatia e solidariedade para com o pró­ximo”, explica Eli Mendes, líder de captação do Banco de San­gue de Ribeirão Preto. Com o mote “Seja o que eles veem em você, um herói! Doe sangue!”, a mensagem de Dia dos Pais lem­bra ainda que uma única doação salva até quatro vidas.

A ação acontece em um período em que as doações de sangue são extremamente necessárias, pois, nos dias de inverno poucos se lembram que muitos pacientes interna­dos nos hospitais necessitam das doações de sangue para so­breviver. A instituição atende a cinco hospitais entre públicos e privados em Ribeirão Preto. A situação está crítica e os esto­ques sanguíneos sofreram uma queda de 30% em decorrência das baixas temperaturas.

De acordo com Maria Isabel, médica hematologista do Banco de Sangue, são necessárias 70 doações diárias para atender com equilíbrio às demandas dos pacientes internados nos hospitais em tratamentos clíni­cos. Porém essa meta não vem sendo atingida nos últimos dias, colocando os estoques de sangue em colapso.

“O ideal é que as doações de sangue sejam suficientes para trabalharmos com esto­ques que deem uma cobertura para demandas de 16 dias. In­felizmente não estamos atin­gindo essa meta, chegando a uma média de apenas de 12 dias”, explica a médica.

Ela ressalta que o número de atendimentos vem aumentando em razão da retomada da vida social, do retorno de cirurgias eletivas, além dos pacientes que prosseguem em tratamentos de covid-19, anemias, câncer, den­tre outros procedimentos.

O Banco de Sangue de Ri­beirão Preto segue rigorosa­mente todos os protocolos de segurança contra a covid-19 e mantém boas práticas preven­tivas para o enfrentamento ao coronavírus. Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doa­ção seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação).

Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter fei­to uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. Na hora da doação, deve apresentar um do­cumento oficial com foto – Re­gistro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e etc. – em bom estado de conserva­ção. Após o almoço ou inges­tão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é ne­cessário estar em jejum.

O Banco de Sangue de Ribei­rão Preto está de casa nova, ins­talado na rua Quintino Bocaiú­va nº 975, no Centro, a apenas 50 metros do antigo endereço. O novo local dispõe de uma infra­estrutura ampla, em um espaço exclusivo, fora de um ambiente hospitalar, para acolher o doa­dor de sangue com o mesmo ca­rinho, agilidade e atenção, aten­dendo de segunda a sábado, das sete às 18 horas.

Postagens relacionadas

MPF vai investigar Michelle Bolsonaro

Redação 1

Alvo de críticas por especial de Natal, Porta dos Fundos tem sede atacada no Rio

Redação 1

Ação dos 28,35%: SSM/RP repassa 137 guias de R$ 450 mil

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com