Tribuna Ribeirão
Geral

Banco de Sangue convoca doadores

MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Banco de Sangue de Ri­beirão Preto está com os es­toques de sangue tipo O- (“O negativo”) em estado críti­co, cujo déficit está em 50%, sob risco de falta para casos emergenciais. Por isso, está convocando os doadores para que se sensibilizem e compa­reçam ao local para, mais do que nunca, praticar esse gesto voluntário de doar sangue e reverter essa situação.

O sangue “O negativo” é considerado universal e pode ser transfundido em qual­quer pessoa, pois, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sangue do paciente, ele é utilizado pelos hospitais. Por isso, esse tipo sanguíneo é de fundamental importância e não pode faltar nos bancos de sangue.

O Banco de Sangue de Ri­beirão Preto alerta: “Seu tipo sanguíneo salva muitas vidas, então, se você está saudável e pode doar, venha fazer a sua doação o quanto antes!” “Lu­tamos por algo muito maior do que qualquer adversidade: salvar vidas, uma única do­ação de sangue, que demora cerca de 40 minutos pode sal­var até quatro vidas”, diz Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

Entre outros, um dos re­quisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de iden­tidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

O Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 895, na Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O tele­fone é o (16) 3610-1515 e o WhatsApp (16) 99702-830. O atendimento vai das sete às 18 horas, de segunda a sá­bado (exceto feriados) – aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

Postagens relacionadas

Defesa dos dois acusados pede suspensão do processo

Redação 1

No IDH ajustado por desigualdade, Brasil perde 23 posições

Redação 1

O novo chefe da Polícia Federal

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com