Tribuna Ribeirão
Geral

Banco de Sangue abrirá no carnaval 

GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto funcionará parcialmente no período do carnaval e convida “‘foliões” a doarem sangue 

Necessidade por bolsas é constante nos hospitais: situação é mais crítica para os tipos O negativo e O positivo, cujos estoques estão abaixo do ideal (  Davidyson Damasceno/Agência Brasília )

O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto anuncia que estará aberto parcialmente durante os dias de carnaval: atenderá no sábado, 1º de março, na segunda (3) e na Quarta-Feira de Cinzas (5) em seu horário normal, das sete às 12 horas, mas permanecerá fechado no domingo (2) e na terça (4) 
 
Na quinta-feira, dia 6, a instituição volta a funcionar normalmente, de segunda a sábado, das sete às 12 horas. Em seus canais nas redes sociais, com a campanha “Bora Doá – onde o coração bate no ritmo da folia”, o Banco de Sangue estimula os foliões e a população em geral a doar sangue. 
 
Neste momento os estoques sanguíneos tendem a ficar bem abaixo do nível ideal, em decorrência do feriado prolongado e dos recessos no trabalho, em que muitas pessoas viajam. Segundo a instituição, a dica é doar sangue antes de viajar.  
 
“Para quem fica na cidade, sugerimos que reserve um tempo para doar. O procedimento é rápido, indolor e você ainda terá tempo para aproveitar a folia com a satisfação de ter ajudado a salvar até quatro vidas”, explica Micheli Caligioni, captadora de doadores do Banco de Sangue. Neste momento, a necessidade urgente é de doadores dos tipos O positivo e O negativo. 
 
O sangue tipo O-, além de ser essencial para emergências, quando não é possível realizar exames rápidos para identificar o tipo sanguíneo do paciente, é universalmente compatível e pode ser transfundido em qualquer pessoa. Sua importância aumenta quando se trata de recém-nascidos com até quatro meses que necessitam de transfusão, conforme orientações do Ministério da Saúde. 
 
Já o tipo O+ é igualmente necessário e sua demanda é contínua, uma vez que esse tipo sanguíneo é frequentemente utilizado em transfusões devido à sua versatilidade e capacidade de ser compatível com diversos pacientes. A colaboração de todos é urgente para evitar que essa situação afete os pacientes que dependem desses componentes sanguíneos essenciais.  
 
“Mesmo quem não sabe seu fator Rh pode ajudar, pois faremos o teste durante o processo de doação”, destaca Micheli Caligioni. O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto fica na rua Quintino Bocaiúva nº 975, Vila Seixas. O telefone é (16) 3977-5900 | WhatsApp: (16) 99702-0830.  
 
A unidade atende a doze hospitais públicos e privados da região, prestando atendimento médico e técnico especializado e fornecendo hemocomponentes aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem. 
Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas cerca de 1,8% da população brasileira é doadora. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse índice chegue a, no mínimo, 3%. Uma doação pode salvar quatro vidas. A instituição atende doze hospitais na região.  
 
A doação de sangue proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões. Entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes. 
 
Requisitos – Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis.  
 
Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto. 
 

Postagens relacionadas

Eleitorado cai na região metropolitana de RP

Redação 2

PUBLICIDADE: Centro Professorado Católico

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com