Por unanimidade, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) estendeu, até outubro de 2022, o mandato do deputado federal ribeirão-pretano Baleia Rossi (SP) como presidente nacional do partido. A decisão foi anunciada após reunião da Executiva Nacional realizada nesta terça-feira, 23 de fevereiro.
Eleito presidente do MDB em outubro de 2019, Baleia Rossi concluiria seu mandato em outubro deste ano. No entanto, como é necessário organizar o partido para as eleições de 2022, o partido entende que a melhor estratégia seria prorrogar o mandato da presidência pelo mesmo período.
No ano passado, o MDB manteve-se como o maior partido do país ao eleger o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A sigla também obteve mais vitórias nas capitais de Estado: cinco. Detém a maior bancada no Senado, mas tem como desafio voltar a ser uma das maiores na Câmara – hoje conta com 34 deputados.
“Vamos trabalhar junto aos diretórios estaduais para organizar as chapas. Temos uma grande militância, e um histórico de defesa da democracia”, diz diz Baleia Rossi. Na a reunião, os membros da Executiva avaliaram como positiva e revigorante a participação do MDB nas disputas pela presidência da Câmara e do Senado.
O partido conseguiu marcar sua posição de independência, apesar de não ter sido vitorioso. Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados e ficará no comando da Casa Legislativa pelos próximos dois anos, até 2023. A votação foi realizada em 1º de fevereiro.
O alagoano recebeu 302 votos, mais que o dobro do segundo colocado, o próprio Baleia Rossi (145 votos) e mais que a metade dos 503 votantes. No mesmo dia, o Senado elegeu Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como seu 68º presidente. O senador democrata foi eleito presidente da Casa com 57 votos, derrotando Simone Tebet (MDB-MS), que obteve 21 votos. Será o presidente do Senado, e do Congresso Nacional, pelos próximos dois anos.
Baleia Rossi tem 48 anos, e está no seu segundo mandato de deputado federal. Antes foi deputado estadual e vereador. Entre 2016 e 2020, foi líder da bancada do MDB na Câmara, o que possibilitou sua candidatura a presidente da Câmara. A decisão da Executiva também prorroga os mandatos dos presidentes dos núcleos Mulher, Juventude, Afro, Trabalhista, Socioambiental e Diversidade.