Durante reunião realizada no Hemocentro de Ribeirão Preto, na última sexta-feira, 29, com o presidente da instituição Dimas Covas, os deputados Baleia Rossi (federal) e Léo Oliveira (estadual), ambos do MDB, anunciaram R$ 50 milhões para o Nutera-RP.
O recurso será utilizado pelo programa “Fábrica de Células” para combate ao câncer. A verba foi garantida através do governo federal, pelo FINEP, após uma reunião com o presidente Celso Pansera, articulada pelo deputado Baleia.
“Estamos unidos por esse programa que está revolucionando o tratamento contra câncer e leucemia. Uma referência para Ribeirão Preto e o mundo inteiro”, ressaltou Baleia Rossi.
Com a presença do vereador Igor Oliveira (MDB), também foi divulgado na reunião que o Hemocentro de Ribeirão Preto foi aprovado pela Anvisa nesta semana para ser o responsável pelo Estudo Clínico com o uso de células CAR-T, voltado ao tratamento de pacientes portadores de leucemia linfoide aguda de células B e linfoma não Hodgkin de células B.
O estudo vai incluir 81 pacientes, de forma gratuita, serão tratados com o produto de células CAR-T desenvolvido pela Instituição.
O presidente do Hemocentro, Dimas Covas, falou sobre a importância dos parlamentares. “Quero agradecer ao deputado Baleia que tem nos auxiliado desde o início desse projeto que é referência na América Latina. Nos levou para reuniões em Brasília com a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, e com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin..”
A iniciativa será realizada em cinco hospitais do Estado de São Paulo, dentre eles o Hospital das Clínicas de Ribeirão.
A “fábrica de células” já está em operação e será responsável por atender futuramente até 300
pacientes por ano.
“Tenho muito prazer em fazer parte e poder contribuir com esse trabalho que vai mudar salvar inúmeras vidas”, comentou Léo Oliveira.