O rendimento do Botafogo após a pausa para a Copa América despencou e o sinal de alerta já está ligado pelos lados de Santa Cruz. Com apenas 11 pontos somados em 11 jogos, o Pantera caiu da segunda para a nona colocação da competição.
Neste período, o Tricolor venceu apenas três partidas, empatou em outras duas oportunidades e foi derrotado por seis vezes, o que totaliza um aproveitamento de apenas 33,3%. Só pelo rendimento pós-copa, o Botafogo estaria na zona de rebaixamento. Para exemplificar, o Oeste, vice-lanterna, teve o mesmo aproveitamento no período.
Antes da parada, o Pantera registrava um aproveitamento de 66,7%, com 16 pontos ganhos em oito jogos. De lá para cá, muita coisa mudou, inclusive o comando técnico do clube. Sob o comando de Hemerson Maria foram cinco jogos, três derrotas, uma vitória e um empate. Dos 15 pontos disputados, apenas quatro foram conquistados.
Segundo Maria, o pouco tempo para trabalhar com os jogadores dificulta a implantação do sistema de jogo que ele mais gosta de utilizar. “Depois da volta da Copa América, o time tem tido uma oscilação que temos tentado estancar. Não é desculpa, mas temos trabalhado pouco.
Fizemos poucas atividades. É um tempo curto para que os jogadores tenham total entendimento daquilo que a gente acredita que vá fazer o Botafogo se reequilibrar novamente para conseguir os resultados”, ressaltou Maria.