A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou na última segunda-feira, 24 de março, a revitalização de dois importantes pontos históricos da cidade: a avenida Jerônimo Gonçalves e a praça Francisco Schmidt, ambos localizados na área da Baixada, na região Central.
“São locais tradicionais que merecem atenção do poder público. A região central precisa de uma revitalização abrangente, e é isso que estamos promovendo desde o início da gestão: devolver ao Centro o que ele sempre foi – um espaço seguro, cultural, turístico, de lazer e com comércio forte —, mas agora de forma modernizada e mais eficiente”, diz o prefeito Ricardo Silva (PSD).
As ações estão sendo realizadas em duas frentes de trabalho. Na avenida Jerônimo Gonçalves, as equipes executam serviços de roçada, poda de árvores e manejo de palmeiras, além da pintura do guarda-corpo no entorno do ribeirão Preto.
Já na Praça Schmidt, os trabalhos envolvem a substituição de mobiliário urbano deteriorado, como bancos, além de roçadas, limpeza e readequação do calçamento, com o objetivo de garantir acessibilidade e segurança aos pedestres.
Um dos destaques da intervenção é a implantação da nova estrutura de iluminação pública com lâmpadas de led, que além de mais econômicas, são mais eficientes e contribuem para a sensação de segurança no local, popularmente conhecido como ”cracolãndia”.
“Nosso objetivo é reintegrar esses espaços ao convívio da população, promovendo melhorias que aumentem a frequência e a permanência das pessoas nesses pontos. . A iluminação deficiente, especialmente na Praça Schmidt, era um problema antigo”, diz a secretária de Infraestrutura, Juliana Ogawa.
“Agora está sendo resolvido com a instalação de tecnologia mais moderna e sustentável”, emenda. Na Jerônimo Gonçalves, já foram instalados 32 novos postes com lâmpadas de led. Na praça, o planejamento da nova rede elétrica está em andamento, já que todo o cabeamento havia sido furtado, exigindo a reconstrução da infraestrutura elétrica.
A revitalização desses espaços conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social, Guarda Civil Metropolitana, Departamento da Fiscalização Geral da Secretaria Municipal de Justiça e Polícia Militar. Os trabalhos devem ser concluídos no decorrer do mês de abril.