Moradores da Zona Norte de Ribeirão Preto reclamam que, desde a noite de quarta-feira, 27 de janeiro, a água que abastece as residências de alguns bairros da região está com coloração alaranjada. Vídeos e fotos feitas pelos próprios denunciantes mostram a situação.
Em um dos casos, é possível visualizar a água “suja” saindo da torneira da cozinha e do chuveiro de uma residência no bairro Valentina Figueiredo. Em outro registro, moradora do Jardim Presidente Dutra fotografou uma jarra cheia de água e que estava com a coloração alterada.
Questionado, o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) informou que não houve qualquer contaminação da água e, sim, um problema no poço do Jardim Jandaia. Servidores da autarquia já estavam trabalhando, nesta quinta-feira (28), na limpeza das redes.
Os bairros que passam por manutenção são o Jardim Jandaia, Jardim Presidente Dutra, Vila Albertina e parte do Ipiranga por causa da injeção de areia na rede. A autarquia ressalta também que, desde quarta-feira, estão sendo efetuadas descargas para a limpeza da rede.
Porém, por se tratar de uma grande área, a previsão é que a rede esteja completamente limpa em até 48 horas. Além disso, as equipes do Daerp fazem a manutenção do poço do Jardim Jandaia para eliminar a produção de areia juntamente com a água.
A manutenção emergencial pode provocar intermitências no abastecimento dos bairros Jardim Jandaia, Jardim Presidente Dutra, Vila Albertina e parte do Ipiranga. Se o prazo de 48 horas for respeitado, a partir da manhã desta quinta-feira, a situação deve voltar ao normal entre sexta-feira (29) e sábado (30).