Tribuna Ribeirão
Cultura

Bachiana abrirá a Feira do Livro

A abertura da 18ª Feira Na­cional do Livro de Ribeirão Pre­to acontece no próximo sábado, 19 de maio, no Theatro Pedro II, e promete ser muito especial. A programação começa às 18h30 com apresentação do Coral Una­erp no hall de entrada e às 19 horas será realizada a cerimônia oficial. O ponto alto da noite é o concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins. O evento literário e as demais atividades terão início no domingo (20). A montagem dos estandes já começou.

A orquestra entra no palco às 20 horas e presenteia o público com canções como o “Concerto nº 5 para piano e orquestra”, obra também conhecida como “Con­certo do Imperador”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e “Love of my life”, da banda britânica Queen. Na abertura, o Coral da Unaerp vai apre­sentar um repertório eclético, com a participação de alunos, professores e funcionários da Universidade de Ribeirão Preto, juntamente com a pianista Suza­na Samorano e sob a regência da musicista e cantora lírica, Cristi­na Modé Angelotti.

Já a Bachiana Filarmônica, mantida pelo Sesi-SP, traz um concerto de música clássica de alta qualidade técnica e artísti­ca e representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus inte­grantes. Do clássico ao rock, o repertório promete emocionar o público com a interpretação sin­gular da filarmônica para canções de Beethoven, Johann Sebastian Bach (1685-1750), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Adoniran Barbosa (1910-1982), The Beatles e Queen.

Mais do que uma apresen­tação, trata-se de um encontro entre os ouvintes e os músicos da orquestra. Ao longo do espetáculo, o maestro interage com a plateia e, em um momento especial, assume o piano e relembra sua trajetória como concertista. A Bachiana tem como objetivo abrir múlti­plas oportunidades profissionais e levar a cultura da música erudi­ta a milhares de brasileiros.

A orquestra conta com a di­reção do maestro João Carlos Martins, considerado um dos maiores intérpretes do compos­tior Johann Sebastian Bach e um dos músicos brasileiros mais res­peitados mundialmente. Devido a problemas de saúde teve que abandonar sua carreira como pia­nista, onde havia alcançado diver­sas conquistas como gravar a obra completa de Bach, para se dedi­car exclusivamente a regência.

As atrações da abertura da 18ª Feira do Livro são gratuitas e abertas ao público, porém é necessário retirar senha na bi­lheteria do Theatro Pedro II no dia do evento. A distribuição das senhas será iniciada às dez horas e está sujeita à lotação do espaço. Não será permitida a entrada do público após o início da cerimô­nia. O teatro fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ri­beirão Preto. O local tem capaci­dade para 1,3 mil pessoas.

A Feira do Livro – Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro com­pleta 18 anos e acontece entre os dias 20 a 27 de maio de 2018. Com o tema “As histórias que os livros contam e as leituras que a gente faz”, a programação conta com 250 atividades gratuitas en­tre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha His­tória, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos in­fantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Nomes como Fernanda Takai, Ignácio de Loyola Bran­dão, Alice Ruiz, Mario Sergio Cortella, César Nunes, Cristo­vão Tezza, Eliane Brum, Eli­sa Lucinda, Zuenir Ventura, Florestan Fernandes Jr., Fer­nando Bonassi, Renato Janine Ribeiro, Mary Del Priore, Re­nan Inquérito, Lázaro Ramos, Luiz Ruffato, Viviane Mosé e ainda shows de Patu Fu e Ve­rônica Ferriani são alguns dos destaques do evento. A pro­gramação completa pode ser acessada no site da Fundação: https://goo.gl/Cps3fb.

Homenageados – Como em todos os anos, o evento fará homenagem a um país – e o es­colhido foi Uruguai, que será re­presentado na abertura pela côn­sul geral adjunta em São Paulo, Melissa Rosano. Quanto aos au­tores celebrados, o escritor prin­cipal é Sérgio Buarque de Holan­da. O autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora ho­menageada, Heloisa Martins Al­ves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Repertório da abertura
Concerto com a Bachiana Filarmônica Sesi-SP
Autor: Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Obra: “Jesus Alegria dos Homens”
Autior: Ludwig Van Beethoven (1770-1827)
Obras: “As Criaturas de Prometheus”, “Concerto nº 5 – Imperador” e “Sinfonia nº 5”
Autor: Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Obra: “Concerto para piano nº 21”
Autor: The Beatles (1962-1970)
Obra: “Yesterday”
Autor: Freddie Mercury (1946-1991)
Obra: “Love of my life”
Autor: Ennio Morricone (1928)
Obras: “A Missão” e “Cine Paradiso”
Autor: Astor Piazzola (1921-1992)
Obra: “Libertango”
Autor: Adoniram Barbosa (1910-1982)
Obra: “Trem das Onze”

Postagens relacionadas

Prestes a completar 60 anos, Xuxa tem agenda das mais movimentadas

William Teodoro

Vem aí o 6º Arraiá dos Voluntários do Sertão

Redação 1

“Superpop”, da Luciana Gimenez passa a todos a impressão de largado

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com