A derrota do São Caetano para a Ferroviária, por 3 a 0, na noite desta sexta-feira, na Arena da Fonte, em Araraquara, deixou o Botafogo com um pé na elite do Campeonato Paulista, desde que o Tricolor sua a sua parte, neste domingo, às 19 horas, no estádio José Maria de Campos Maia, o ‘Maião’: chegar ao seu terceiro triunfo e não poder mais ser alcançado pelo Azulão, que tem apenas uma vitória na competição. Os dois times têm sete pontos. O número de vitórias é o primeiro critério de desempate. Nos demais, o Botafogo também leva vantagem.
Mesmo assim, o técnico Roberto Cavalo, do Botafogo, vai mandar a campo um time com três zagueiros e não será desta vez que o volante Denílson irá iniciar como titular. Durante a semana, o treinador esboçou atuar com o ex-São Paulo e Arsenal-ING. “Não gostei do sistema de três volantes, onde Denílson se encaixaria,” confessou. “O time ficou muito abaixo do que esperava e não é momento de arriscar,” explicou.
Já com a utilização de três zagueiros, Ednei, Naylor e Plínio, testada na quarta-feira (13), segundo Roberto Cavalo, a equipe se mostrou mais ofensiva e conseguiu marcar dois gols em um treino coletivo de 20 minutos, o que não vinha acontecendo. “Apesar dos três zagueiros, vamos jogar com quatro atacantes, isto porque o lateral-direito Bruno José é agudo e chega à frente com facilidade,” observou.
Esse esquema já havia sido colocado em prática diante do Corinthians, na derrota por 1 a 0, em Santa Cruz. Mas não durou muito tempo e nem pôde ser testada quanto à sua eficácia, já que Plínio foi expulso e desorganizou o sistema defensivo.
Com três zagueiros, os laterais Pará e Bruno José ganham mais liberdade para apoiar pelas alas, possibilitando cruzamentos na área, onde estarão Erick Luís e Rafael Costa, dois atacantes de porte e que têm facilidade para o cabeceio. O meia-atacante Nadson também irá participar dessas jogadas de ataque. “Vamos jogar pela vitória, mas sabemos que o Mirassol também irá lutar pelo resultado, pois tem nove pontos” disse. “Iremos cumprir as funções táticas ensaiadas, mas aquilo que não der na técnica deverá ser substituído pela raça, pela vontade, pela determinação,” afirmou Roberto Cavalo.
O Botafogo deverá ser apoiado por cerca de dois mil torcedores que irão a Mirassol em caravana com cerca de 30 ônibus, veículos particulares e vans.
A próxima e última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista será disputada na quarta-feira (20), com início de todos os jogos às 21h30. O Botafogo recebe o Santos, e o São Caetano, o São Paulo.
Rebaixado
Com a derrota diante do Red Bull por 3 a 2, na noite de ontem, em Campinas, o São Bento foi o primeiro rebaixado para a Segunda divisão do Futebol Paulista. O time de Sorocaba somou agora a penúltima rodada da fase de classificação do Paulistão com quatro pontos, sem nenhuma vitória e sete derrotas. Marcou sete gols e sofreu 18 com saldo negativo de 11. O time apresentou 12% de aproveitamento na competição. O São Bento se despedirá da elite do Paulista em casa, no Walter Ribeiro, contra o Bragantino, na quarta-feira (20), às 21h30.
Melbourne foi mais um dia comum. O britânico conquistou a pole position no ano passado, mas terminou atrás de Vettel na corrida, um resultado que está determinado a evitar este ano.
“Eu tive uma sensação positiva ao pilotar o carro hoje”, disse Hamilton. “O carro parece que está em um lugar semelhante ao que estava, o que é positivo vindo para uma pista diferente. Há muitas coisas que podemos melhorar, mas não foi um começo ruim. O fato é que nenhum de nós cometeu um erro.”
A Ferrari decepcionou, com Vettel, que venceu as duas edições anteriores do GP da Austrália, terminando o dia em quinto lugar, enquanto o monegasco Charles Leclerc, que rodou no fim do segundo treino, registrando a nona volta mais rápida.
O holandês Max Verstappen, da Red Bull, subiu da quarta posição para a terceira no segundo treino livre, e seu novo companheiro de equipe, o francês Pierre Gasly ficou logo atrás. “Há sempre áreas para melhorar e ainda não somos suficientemente rápidos, mas é apenas o primeiro dia da temporada e há um longo caminho a percorrer”, disse Verstappen. “Parece que a Mercedes é muito rápida e parece estar um pouco mais feliz com o equilíbrio geral Não tínhamos expectativas para hoje e é bom começar”.
Os pilotos voltarão a acelerar no circuito de Melbourne à meia-noite (horário de Brasília), com a realização do terceiro treino livre, sendo que a sessão de classificação está agendada para as 3h do sábado. A largada para o GP da Austrália ocorrerá às 2h10 do domingo.