Repleto de cenários naturais exuberantes, o Parque Nacional Torres del Paine é um dos pontos turísticos mais bonitos do sul do Chile. O turista pode explorar os bosques, lagos, rios e glaciares da região por meio de roteiros confortáveis e diferenciados que são oferecidos em pacotes de viagens.
A rota mais usada para conhecer o parque, chamada de circuito W, por exemplo, exige preparação física e pernoites em refúgios dentro do complexo. Para tornar o trajeto mais aconchegante, há roteiros especiais com base nos interesses e nas condições físicas de cada visitante. Eles são comandados por guias de excursão especializados e evitam que o viajante tenha de acampar em barracas ou refúgios. Mas essas são outras opções para os mais aventureiros e preparados.
Os passeios começam cedinho e permitem explorar três destinos do circuito W: Base Torres, Valle Francés e Puente Grey (cada um deles abrange um dia inteiro de excursão). No último, o viajante realiza uma navegação em um catamarã e pode chegar pertinho do majestoso Glaciar Grey, um dos cartões-postais mais famosos da região.
Especialistas recomendam que os participantes usem trajes adequados às mudanças climáticas da região e sapatos de trekking. Levar lanches e uma mochila com garrafa d’água, gorros, luvas e protetor solar também é aconselhável.
Uma das dicas de hospedagem é o Tierra Patagonia Hotel & Spa que oferece pacotes com roteiros e guias. Quem se hospeda, por exemplo, após os passeios, no final da tarde, antes de escurecer, volta de van para o hotel, onde pode relaxar. A dica para descansar e renovar as energias é ir ao UMA Spa, equipado com uma piscina coberta e diversas opções de massagens. O hotel também conta com uma hidromassagem ao ar livre com vista majestosa para as Torres del Paine. Além disso, oferece terapias naturais e aulas de yoga como cortesia.
Mais informações podem ser obtidas em www.tierrahotels.com, telefone 0800- 761-1627 (Brasil) ou com os principais operadores e agências de turismo.