Para garantir maior eficiência no trânsito, melhoria no tráfego do transporte urbano, planejamento urbano e identidade cultural dos bairros que contemplam o entorno da avenida Rio Pardo, na Zona Norte de Ribeirão Preto, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinou na manhã de terça-feira, 3 de agosto, contrato que possibilitará a elaboração de estudos técnicos de trânsito e tráfego para as obras de duplicação da via.
Os estudos precedem a elaboração do projeto executivo para a intervenção viária e devem ser entregues à prefeitura dentro de 120 dias. “O projeto para a avenida Rio Pardo deverá atingir diretamente uma população de aproximadamente 30 mil moradores em seu entorno, além de outros 30 mil habitantes indiretamente”, explica o prefeito de Ribeirão Preto.
Os bairros Ipiranga, Planalto Verde, Vila Albertina, Emir Garcia, Jardim Alexandre Balbo e Jardim Presidente Dutra serão beneficiados com a intervenção. O respectivo trecho da avenida Rio Pardo prevê a implantação de avenida conjugada, com infraestrutura viária, cicloviária, beneficiando a mobilidade urbana em cerca de 14 quilômetros da avenida.
“Será mais um braço importante do programa Ribeirão Mobilidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro. “A avenida Rio Pardo é uma demanda histórica da população da região Norte e Oeste. É uma obra que tem características complexas, mas que, com a coragem do prefeito Duarte Nogueira, será concretizada”.
“Demos o primeiro e principal passo que transformará a região”, emenda. O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, responsável pelo contrato, Daniel Gobbi, destaca a expansão urbana da cidade, especificamente na região. “Será uma oportunidade de estímulo ao desenvolvimento urbano da região”, diz.