Tribuna Ribeirão
Artigos

Avanço com cautela

A utilização de máscaras em função da pandemia de co­vid-19 deixa de ser obrigatória em Ribeirão Preto a partir do próximo sábado, dia 12. A suspensão do uso, no entanto, é apenas para espaços abertos, continuando obrigatória em locais fechados. Anunciamos a medida na terça-feira, dia 8, por entender que os indicadores da doença estão melhorando significativamente e agimos com o aval do Centro de Contingência do Coronavírus, da Secretaria Municipal da Saúde. É um avanço que conquista­mos graças às medidas adotadas, à obediência aos protocolos e principalmente ao aumento do número de pessoas vacinadas.

Não é ainda um “adeus máscaras”, como parte das pessoas deseja. É uma suspensão gradativa, condicionada a locais aber­tos, que agora iniciamos. Pode ser que precisemos retroceder. Se este for o caso, não vamos hesitar em recomendar a volta da utilização, em nome da proteção da saúde e da vida. Acredito, no entanto, que vamos avançar ainda mais com a continuação da redução de casos, internações e óbitos. E mesmo o anúncio feito é uma recomendação. Quem quiser continuar usando a máscara pode fazê-lo sem nenhum constrangimento. Porque há quem tenha se adaptado muito bem à sua utilização.

Decidimos pela recomendação ao não uso da máscara em locais abertos porque registramos uma queda de 42% no número de casos de covid-19 entre as semanas epidemiológicas 7 e 8. No mesmo período, o número de internações caiu 41% e os óbitos foram reduzidos em 32%. Como são números conso­lidados, refletem uma melhora sustentável nos indicadores da doença, o que permite o afrouxamento, com cautela, das regras impostas pela pandemia ao longo dos últimos dois anos, desde março de 2019, quando tivemos que suspender aulas presenciais e tomar até medidas mais drásticas quando o número de casos se ampliou de forma significativa.

Neste início de ano tivemos novamente um aumento signi­ficativo de casos da doença. Mas em função do grande número de vacinados, os que testaram positivo tiveram sintomas leves e a grande maioria nem precisou de internação. A utilização de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aumentou, mas nem de longe refletiu o grande número de casos. Mais uma comprovação de que a vacinação é eficaz para prevenir e evitar os casos graves, diminuir as internações em UTIs – com uso de respiradores – e os óbitos provocados pela doença.

Exatamente por isso insistimos tanto na vacinação. Investimos no melhor armazenamento de vacinas, na melhoria da logística de distribuição, na organização dos agendamentos e na disponibiliza­ção das doses de forma rápida e organizada, com o menor tempo de espera possível. E conseguimos um bom resultado vacinal. Hoje temos 89% do público-alvo – acima de cinco anos de idade – com a 1ª dose. A segunda dose ou dose única já chegou a 76% e a 3ª dose, de reforço, foi aplicada em 62% da população.

Os resultados confirmam o êxito dos imunizantes e vamos continuar a nossa luta para que todos recebam suas doses. Também reforçamos a necessidade de todos buscarem os locais de vacinação, principalmente os jovens de 18 a 29 anos, faixa etária que está com 77% da cobertura vacinal completa. Precisamos ampliar o per­centual, porque essa é uma faixa etária que se movimenta muito e que está abaixo dos índices alcançados por outras faixas.

Além de tornar a máscara facultativa em locais abertos, am­pliamos a permissão de ocupação para estabelecimentos comer­ciais e de serviços para 100%, reduzimos restrições para eventos, casas noturnas, atividades ao ar livre e atividades funerárias, desde que mantidos os protocolos. Estamos avançando juntos e vamos vencer esta pandemia que mudou a vida de todos.

Postagens relacionadas

Os neonicotinoides e o declínio das abelhas

Redação 1

A cafajestagem bolsominion

Redação 1

O Equador e sua literatura (26): Edna Iturralde 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com