Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Av. Nove de Julho: Liminar suspende rompimento de contrato da Prefeitura com a Construtora Metropolitana

Atraso gerou muitos problemas para comerciantes do entorno da avenida (Foto Alfredo Risk)

A Construtora Metropolitana, com sede no Rio de Janeiro, vencedora do processo de licitação para restauração, revitalização e a implantação do corredor de ônibus na avenida Nove de Julho e que teve em 12 de dezembro passado o contrato rompido pela Prefeitura de Ribeirão Preto, obteve uma liminar na Justiça suspendendo os efeitos da decisão da administração municipal.

A liminar foi concedida pelo juiz Gustavo Müller Lorenzato, da 1ª Vara Da Fazenda Pública, em Ribeirão Preto, no dia 19 de dezembro.

No Mandado de Segurança Cível – Garantias Constitucionais, a Construtora Metropolitana alegou que “na execução do objeto, mediante as inspeções nos sistemas de drenagem urbana, foi detectada a existência de uma galeria de pedra argamassada, fato superveniente que inviabilizaria a execução do ajuste”. Que “teria sido mantido o projeto originário, o que teria impactado no cumprimento do cronograma físico-financeiro da obra”. Diz ainda não lhe foi não teve condições de defesa prévia nas ações administrativas da Prefeitura.

Na decisão liminar, o juiz Gustavo Müller Lorenzato levou em consideração os argumentos da Construtora Metropolitana e considerou nulos os efeitos da decisão administrativa da Prefeitura, que rompeu o contrato com a empresa.

Suspendeu ainda a multa de 10% do valor remanescente do contrato; suspensão do direito de licitar e contratar com o Município de Ribeirão Preto/SP; retenção do seguro garantia no valor de R$ 1.556.605,09 e abertura de procedimento de inidoneidade, com fundamento no art. 87, IV, da Lei nº 8.666/93, até o julgamento de mérito do mandado de segurança.

Entenda o caso

No dia 12 de dezembro foi publicado no Diário Oficial do Município o termo de rompimento do contrato com a Construtora Metropolitana para restauração, revitalização e a implantação do corredor de ônibus na avenida Nove de Julho.

A segunda colocada no processo licitatório, a A Rual Construções e Comércio Ltda., de São Paulo, não aceitou continuar a obra.

As obras na avenida Nove de Julho começaram no dia 20 de junho. O primeiro trecho já deveria ter sido entregue, em 22 de setembro, e em dezembro 40% dos trabalhados deveriam estar concluídos. Porém, 8% foram realizados pela Metropolitana.

Segundo a Prefeitura, por conta do atraso, a empresa foi notificada cinco vezes. A administração alega que não obteve resposta da Construtora Metropolitana. Por conta disso, por meio da Secretaria de Obras Públicas, rompeu o contrato com a empresa. A Prefeitura de Ribeirão Preto multou a construtora em quase R$ 3 milhões.

Como a empresa Rual não aceitou concluir o projeto na avenida Nove de Julho. A Prefeitura abriu novo processo e que tinha como previsão de ser concluído em 90 dias, a contar de dezembro, ou seja, em março, caso não houvesse recursos.

O atraso gerou muitos problemas para comerciantes do entorno da avenida. Algumas medidas paliativas foram e estão sendo tomadas até o imbróglio se resolva.

PREFEITURA – A Secretaria de Obras Públicas informou que não foi notificada oficialmente sobre a decisão do mandado de segurança, com pedido de liminar, impetrado pela empresa Metropolitana S/A. Segundo a Secretaria, assim que for notificada e tomar ciência do conteúdo da decisão, o Departamento Jurídico da Prefeitura de Ribeirão Preto, tomará as medidas cabíveis.

(matéria atualizada às 12h07 com informações do posicionamento da Prefeitura de Ribeirão Preto)

Postagens relacionadas

Ecad divulga lista com as 50 músicas mais tocadas no carnaval

William Teodoro

Cesta básica, remédios, streaming: o que muda com reforma tributária

William Teodoro

Explosão em lanchonete deixa duas pessoas gravemente feridas em Sertãozinho

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com