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Autuação tem início na avenida Saudade

A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) passou a autuar, nesta terça-feira, 2 de maio, a o motorista que trafegar no corredor de ônibus das avenidas Saudade e Brasil e rua São Paulo, nos Campos Elíseos, Zona norte da cidade.

Quem desrespeitar a faixa exclusiva para ônibus na avenida Saudade e na Brasil recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na rua São Paulo, o motorista pode trafegar pela faixa, mas não pode parar e causar confusão no trânsito. Na avenida Dom Pedro I, a prefeitura de Ribeirão Preto flexibilizou o período de autuação.

Conversão – Desde esta terça-feira, nas vias da região Norte, os veículos particulares podem utilizar a faixa exclusiva somente para conversões à direita (em trechos devidamente sinalizados) e também para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial. Na tarde de ontem, a reportagem do Tribuna não flagrou irregularidades entre 16 horas e 17h30.

Na avenida Saudade, onde a via passa a se tornar mão dupla, no trecho a partir da avenida Coronel Quito Junqueira em direção aos bairros da zona Norte, os condutores podem realizar conversões somente à direita, onde tiver sinalização com a permissão.

Táxis – Os táxis estão liberados para o tráfego pela faixa exclusiva, desde que realizem o transporte de passageiros. Os veículos devem estar devidamente caracterizados com a permissão válida com o selo emitido pelo município. Porém, não é permitida a parada para embarque ou desembarque nas estações de ônibus.

No corredor de ônibus da Saudade também é permitido trafegar veículos como do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), polícias, ambulâncias e similares, desde que estejam em serviço de urgência, segundo a Transerp

Na Dom Pedro I, a prefeitura atendeu aos apelos de lojistas, prestadores de serviços e industriais com estabelecimentos na avenida. A faixa é exclusiva para ônibus apenas de segunda a sexta-feira, das seis às nove horas da manhã e das 16 às 19 horas. Ou seja, nos horários de pico. Aos sábados, domingos e feriados também não há restrições.

O corredor de ônibus da avenida Saudade tem 5,28 quilômetros de extensão, além de mais de 2,5 km de ciclovias. A obra começa no cruzamento com a rua México, na Vila Carvalho, trecho em que a via recebe o nome de avenida Brasil, e termina no cruzamento da Doutor Francisco Junqueira.

Combo – Além disso, a rua São Paulo, que segue paralela, também já tem seu corredor de ônibus. Neste caso, o equipamento começa na rua Fernão Sales, no Cemitério da Saudade, e segue também até a Francisco Junqueira. Juntos, os corredores da Saudade e da Dom Pedro I têm cerca de onze quilômetros de extensão.

Vão beneficiar cerca de 19 mil usuários do transporte coletivo. Cerca de 160 mil veículos passam pelos dois trechos mensalmente.  Aproximadamente 2.000 veículos trafegam todos os dias pela rua São Paulo e avenidas Saudade e Brasil, enquanto outros 1.800 circulam diariamente em cada sentido da Dom Pedro I.

Valores – Os corredores de ônibus da Saudade e Dom Pedro começaram a ser construídos em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021. No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras fo de R$ 49.804.623,71. A Coesa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o contrato foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelo trecho concluído, cerca de 50%.

A Autem Engenharia venceu o novo processo licitatório e receberá R$ 30.057.360,64. O corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I tem 5,53 quilômetros de extensão, contemplando ainda as avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão e Luiz Galvão Cezar, até a rotatória Alceu Paiva Arantes, no bairro Planalto Verde.

Novos corredores beneficiam diretamente os bairros Vila Elisa, Vila Carvalho, Campos Elíseos, Ipiranga, Sumarezinho, Vila Albertina, Planalto Verde, José Sampaio, Dom Miele, Cristo Redentor, Parque das Andorinhas, Jardim Paiva e Jamil Cury.

 

 

 

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