O principal projeto estruturante para o desenvolvimento futuro da Estância Turística de Olímpia e toda a região tem ganhado forças importantes para a concretização. Trata-se do Aeroporto Internacional do Norte Paulista, que vem sendo pauta constante de gestão do prefeito Fernando Cunha (PSD) junto aos órgãos competentes e, agora, caminha para mais uma etapa.
Na semana passada, o prefeito esteve reunido com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em São Paulo, em um encontro que resultou em uma reunião com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Rogério Amado Barzellay, ocorrida na manhã da última quinta-feira (30).
Estudo
Na oportunidade, foram apresentados o estudo realizado sobre a viabilidade do aeroporto e a proposta de instalação, dando ciência à empresa pública que é a responsável pela implantação e administração da infraestrutura aeroportuária de todo o Brasil.
Entendendo a relevância do pleito, o presidente da Infraero prontamente recomendou o agendamento de uma visita técnica da equipe a Olímpia, para conhecer o cenário local e a área da futura construção, o que deve ocorrer já nos próximos dias.
Ambas as agendas com os representantes nacionais foram intermediadas pelo deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB), com o apoio do presidente do partido no município, Hilário Ruiz. A construção do aeroporto de Olímpia tem sido uma pauta que ganhou ainda mais destaque desde o início do ano.
Périplo
No último mês, o prefeito já havia se reunido com o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e o assunto foi tratado pelo secretário com o ministro Márcio França. O projeto visa atender a demanda de viagens em potencial para os próximos anos.
Quer explorar o mercado turístico e melhorando a infraestrutura para atrair cada vez mais investimentos e visitantes, promovendo o crescimento e o desenvolvimento econômico de toda a Região Metropolitana de São José do Rio Preto.
Ambiental
Sobre o licenciamento ambiental da Cetesb, parecer técnico emitido pelo órgão sinaliza positivamente para a implantação desde que consideradas e respeitadas as questões legais e ambientais e indicando a apresentação de um Relatório Ambiental Preliminar (RAP), que será providenciado pelo município.
“O aeroporto é um projeto visionário e estamos empenhados em torna-lo realidade, seguindo os trâmites necessários para beneficiar dezenas de cidades e milhares de pessoas”, destaca o prefeito Fernando Cunha. A proposta do novo aeroporto, em Olímpia, atende os estudos de viabilidade que mostram uma projeção regional para 20 anos (2018-2038).
Considera a necessidade de ampliação da capacidade atual do aeroporto de São José do Rio Preto e um fluxo futuro estimado em mais de 6 milhões de visitantes em Olímpia. O município já teve a outorga de concessão autorizada pela União.
Área
A construção deve ocorrer em uma área entre Olímpia e São José do Rio Preto para implantação do aeroporto e a concessão foi autorizada pela Secretaria Nacional de Aviação. A estimativa é de que o aeroporto tenha capacidade para cerca de 500 mil operações por ano, podendo receber, futuramente, até voos da América Latina.