Tribuna Ribeirão
Mundo

Auroras boreais podem ser vistas no Norte da Europa

ALEXANDER KUZNETSOV/REUTERS

Os céus do Norte da Europa têm sido visitados por inúmeras auroras boreais nas últimas noi­tes. As condições atmosféricas das noites frias e sem nuvens têm favorecido a visibilidade nos territórios da Escócia, Noruega, Finlândia, Suécia e também no Alasca e no Norte do Canadá.

A aurora é um indicador das condições de tempestade geomagnética centrada nos polos onde o campo magnéti­co da Terra é maior. As luzes neon ocorrem imediatamen­te ao pôr do Sol ou antes do amanhecer. Partículas pro­venientes de tempestades na superfície solar viajam pelo espaço como um vento solar.

Ao serem atraídas pela Terra, colidem com o campo magnético terrestre, criando as auroras. Nas colisões, essas partículas misturam-se com gases atmosféricos, como o oxigênio ou nitrogênio, e li­bertam energia em forma de luz. A tonalidade avermelhada ocorre em maiores altitudes.

O tom esverdeado revela-se quando a transferência de ener­gia cruza altitudes mais baixas. O fenômeno noturno depende da atividade do Sol e do ciclo do astro de onze em onze anos. Esses onze anos dividem-se em um período com cerca de quatro anos, que corresponde à energia solar máxima.

Segue-se uma fase de tran­sição que abre o capítulo de quatro anos de mínimo solar. Em dezembro de 2019, segun­do a Nasa, a agência espacial norte-americana, começou o novo ciclo polar mínimo cha­mado Ciclo Solar 25, que che­gará ao máximo em 2025.

Rodney Viereck, da Ad­ministração Nacional Oceâ­nica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos, destaca que 2021, sendo um ano mais próximo do mínimo solar, tem a vantagem das auroras mais previsíveis, enquanto, no perí­odo máximo, elas são repenti­nas e de curta duração.

Nas ultimas duas semanas, milhares de testemunhas com vídeos e fotografias têm ocu­pado as redes sociais dos países do Norte. O fenômeno costu­ma atrair muitos turistas, mas o contexto de pandemia deixa esse privilégio apenas para os mora­dores das terras geladas.

Postagens relacionadas

Trump confirma encontro com Xi Jinping no G-20

Redação 1

Sonda envia fotos da menor lua de Marte

William Teodoro

Incêndio florestal deixa 18 pessoas feridas em Portugal

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com