Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Aulas voltam hoje na rede estadual

A rede estadual de ensi­no do Estado de São Paulo vai iniciar o ano letivo nes­ta sexta-feira, 3 de fevereiro. Segundo o calendário da Se­cretaria de Educação (Sedu­c-SP), as aulas irão até 15 de dezembro e o recesso escolar dos estudantes acontecerá in­tegralmente em julho, do dia 3 ao 23. O primeiro dia de aula letivo será dedicado ao acolhimento dos estudantes.

Dividido em dois semestres e quatro bimestres, o ano pos­sui 200 dias letivos já levando em consideração os feriados nacionais. Em Ribeirão Preto, a rede estadual conta com 83 escolas. A cidade tem mais de 55.000 estudantes matricula­dos nas unidades, que aten­dem alunos dos ensinos fun­damental e médio.

Na área de abrangência da Diretoria Regional de En­sino de Ribeirão Preto são 102 escolas estaduais e mais de 63.000 mil alunos matri­culados. A DRE é composta por mais 13 municípios: Alti­nópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coquei­ros, Cravinhos, Luis Antônio, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Si­mão, Serra Azul e Serrana.

Em todo o estado são cer­ca de 3,5 milhões de alunos em 5,3 mil escolas ligadas à Secretaria de Educação do Es­tado de São Paulo. A área que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensino tem cerca de 96.100 alunos matriculados em 169 escolas da rede estadu­al, em 32 municípios.

Além dos 63.000 da DRE de Ribeirão Preto, são mais 16.500 alunos em 29 escolas na DRE de Sertãozinho (oito lo­calidades) e 13.700 estudantes em 30 escolas da Diretoria Re­gional de Ensino da região de Jaboticabal (dez municípios).

Etecs
Parte das 224 Escolas Téc­nicas Estaduais (Etecs) ini­ciou o ano letivo de 2023 na quarta-feira (1º), mas todas retomarão as aulas até esta sexta-feira. Ao todo, as uni­dades do Centro Paula Sou­za (CPS) atendem mais de 226 mil alunos nos ensinos técnico, integrado e médio.

Ribeirão Preto conta com a Etec José Martimiano da Silva, o popular “Colégio Industrial”. Mas há Escolas Técnicas nas cidades de Altinópolis, Du­mont, Guariba, Jaboticabal, Monte Alto, Pontal, Pradó­polis, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serrana e Sertãozinho.

Rede municipal
O ano letivo na rede mu­nicipal de ensino de Ribeirão Preto terá início na segunda­-feira, 6 de fevereiro, e termi­nará no dia 21 de dezembro. Será dividido em quatro bi­mestres, com recesso escolar de 17 a 20 de abril, de 17 a 21 de julho e de 9 a 11 de outubro.

A Secretaria Municipal de Educação administrava 31 es­colas de ensino fundamental (Emef) e 26 escolas parceiras ou conveniadas, com 23.296 es­tudantes. Tem ainda três unida­des para alunos especiais, com 958 matriculados, e uma de en­sino profissionalizante.

São mais 807 estudantes do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA). No total, somava 136 unidades escolares e 47.909 estudan­tes matriculados, contando com as 22.848 crianças de 36 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 41 Escolas Muni­cipais de Educação Infantil (Emeis) até esta segunda-fei­ra, 30 de janeiro.

Neste ano, a Secretaria Municipal da Educação vai manter o segundo professor na sala de aula para alunos do 1º ao 5º ano do ensino funda­mental por meio do projeto “Todos Juntos”. Implantando no ano passado, o programa colocou o segundo professor nas salas de aula de 12.252 estudantes.

O objetivo é recuperar a defasagem na aprendizagem dos estudantes, intensificada durante o ensino remoto no período da pandemia de co­ronavírus. Em 2021, a Secreta­ria da Educação realizou uma avaliação diagnóstica, onde foi constatado atraso em leitura, escrita e cálculos dos alunos que estão nos anos iniciais do ensino fundamental.

Postagens relacionadas

Reforma do Teatro de Arena começa em 2019

Redação 1

Facebook – Fim das curtidas nas redes

Redação 1

A rua como companheira

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com