A rede estadual de ensino do Estado de São Paulo vai iniciar o ano letivo nesta sexta-feira, 3 de fevereiro. Segundo o calendário da Secretaria de Educação (Seduc-SP), as aulas irão até 15 de dezembro e o recesso escolar dos estudantes acontecerá integralmente em julho, do dia 3 ao 23. O primeiro dia de aula letivo será dedicado ao acolhimento dos estudantes.
Dividido em dois semestres e quatro bimestres, o ano possui 200 dias letivos já levando em consideração os feriados nacionais. Em Ribeirão Preto, a rede estadual conta com 83 escolas. A cidade tem mais de 55.000 estudantes matriculados nas unidades, que atendem alunos dos ensinos fundamental e médio.
Na área de abrangência da Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto são 102 escolas estaduais e mais de 63.000 mil alunos matriculados. A DRE é composta por mais 13 municípios: Altinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Luis Antônio, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul e Serrana.
Em todo o estado são cerca de 3,5 milhões de alunos em 5,3 mil escolas ligadas à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A área que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensino tem cerca de 96.100 alunos matriculados em 169 escolas da rede estadual, em 32 municípios.
Além dos 63.000 da DRE de Ribeirão Preto, são mais 16.500 alunos em 29 escolas na DRE de Sertãozinho (oito localidades) e 13.700 estudantes em 30 escolas da Diretoria Regional de Ensino da região de Jaboticabal (dez municípios).
Etecs
Parte das 224 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) iniciou o ano letivo de 2023 na quarta-feira (1º), mas todas retomarão as aulas até esta sexta-feira. Ao todo, as unidades do Centro Paula Souza (CPS) atendem mais de 226 mil alunos nos ensinos técnico, integrado e médio.
Ribeirão Preto conta com a Etec José Martimiano da Silva, o popular “Colégio Industrial”. Mas há Escolas Técnicas nas cidades de Altinópolis, Dumont, Guariba, Jaboticabal, Monte Alto, Pontal, Pradópolis, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serrana e Sertãozinho.
Rede municipal
O ano letivo na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto terá início na segunda-feira, 6 de fevereiro, e terminará no dia 21 de dezembro. Será dividido em quatro bimestres, com recesso escolar de 17 a 20 de abril, de 17 a 21 de julho e de 9 a 11 de outubro.
A Secretaria Municipal de Educação administrava 31 escolas de ensino fundamental (Emef) e 26 escolas parceiras ou conveniadas, com 23.296 estudantes. Tem ainda três unidades para alunos especiais, com 958 matriculados, e uma de ensino profissionalizante.
São mais 807 estudantes do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA). No total, somava 136 unidades escolares e 47.909 estudantes matriculados, contando com as 22.848 crianças de 36 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) até esta segunda-feira, 30 de janeiro.
Neste ano, a Secretaria Municipal da Educação vai manter o segundo professor na sala de aula para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental por meio do projeto “Todos Juntos”. Implantando no ano passado, o programa colocou o segundo professor nas salas de aula de 12.252 estudantes.
O objetivo é recuperar a defasagem na aprendizagem dos estudantes, intensificada durante o ensino remoto no período da pandemia de coronavírus. Em 2021, a Secretaria da Educação realizou uma avaliação diagnóstica, onde foi constatado atraso em leitura, escrita e cálculos dos alunos que estão nos anos iniciais do ensino fundamental.