A prefeitura de Ribeirão Preto anunciou nesta segunda-feira, 14 de março, a inclusão de segundo professor em sala de aula para estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O objetivo é recuperar a defasagem na aprendizagem dos estudantes intensificada durante o ensino remoto provocado pela pandemia de coronavírus.
A defasagem foi constatada pela Secretaria Municipal da Educação, que implantou o projeto “Todos Juntos”, anunciado em cerimônia no Palácio Rio Branco, sede do Executivo, na manhã desta segunda-feira, 14 de março. O segundo professor estará todos os dias na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental e trabalhará em parceria com o titular.
O projeto terá início, efetivamente, no final de abril, para execução no segundo, terceiro e quarto bimestres, após as contratações e formações dos 399 professores que irão fazer parte do planejamento. Duas avaliações do programa, em maio e em dezembro, serão realizadas para aferir o processo e a criação de uma nova proposta para o ano letivo de 2023.
O ano letivo começou no dia 3 de fevereiro para 47.909 alunos matriculados nas 135 escolas da rede pública de Ribeirão Preto. São 112 da rede municipal e 23 conveniadas, com 22.848 estudantes na educação infantil, 23.296 no ensino fundamental, 958 na educação especial e 807 alunos do projeto Educação de Jovens e Adutos (EJA), totalizando 47.909 matriculados este ano.
A rede pública do município de Ribeirão Preto conta com 31 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), 37 Centros de Educação Infantil (CEIs), 44 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 23 conveniadas. A Secretaria Municipal da Educação emprega 3.088 professores.
“Após uma avaliação diagnóstica, realizada no ano passado na rede municipal, foi constatada uma defasagem na aprendizagem no que tange à leitura, escrita e cálculos dos alunos que estão nos anos iniciais do ensino fundamental, entre o 1º e 4º anos. Por isso, entre outras ações implantadas, esse projeto vem com um olhar individualizado ao nosso aluno, que tanto foi penalizado durante a pandemia da covid-19”, explica o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
De acordo com o secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, os investimentos na infraestrutura escolar estão sendo realizados para tornar os ambientes mais propícios ao ensino. “A climatização das mais de mil salas de aulas da rede com aparelhos de ar-condicionado já começou. Vinte e duas escolas e duas áreas administrativas já estão com a instalação completa”, afirma o secretário.
“São 2.500 novos computadores, 1.500 já entregues e os outros mil em processo de compra, além dos kits multimídia e o reverdejamento das unidades escolares, uma ação inédita que contou com o investimento de R$ 5,4 milhões para arborizar e verdejar os espaços escolares”, finaliza Elias Miguel.
Nesta segunda-feira, a prefeitura também renovou a parceria com a Câmara de Vereadores para continuidade do Programa Escola na TV. O projeto coloca no ar, todos os dias, das 7h30 às dez horas e das 12h30 às 15 horas, pelo canal TV Câmara, a transmissão de conteúdo educacional aos alunos da Rede Municipal. O projeto foi o principal instrumento da Rede durante a suspensão das aulas presenciais por causa da covid-19.
Além do prefeito e do secretário da Educação, também participaram da solenidade de lançamento do projeto “Todos Juntos” o vice-prefeito Daniel Gobbi; o secretário da Casa Civil, Ricardo Aguiar; a secretária de Cultura e Turismo, Isabela Pessotti; e os vereadores Gláucia Berenice (Republicanos); Brando Veiga (Republicanos); Maurício Vila Abranches (PSDB) e Mateus Moreno (MDB). O presidente da Câmara, Alessandro Maraca (MDB), também esteve presente para renovar o convênio do Escola na TV.
AVCB
Das 135 escolas ligadas ao município em atividade, 22 são conveniadas e 113 estão vinculadas à Secretaria Municipal da Educação. Dentre as municipais, 100 já têm o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (88,5%) e 13 aguardam por regularização (11,5%). A prefeitura também tem unidades que ainda serão inauguradas.
Neste mês, a Secretaria Municipal da Educação informou que trabalha para ter todas as unidades escolares com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros ainda em 2022. A nota anterior dizia até o final do ano passado. Em janeiro de 2017, quando Duarte Nogueira (PSDB) assumiu a prefeitura de Ribeirão Preto, apenas três das 108 escolas municipais tinham o AVCB, menos de 3% (ou 2,8%).
Em novembro, segundo publicação no Diário Oficial do Município (DOM), a administração prorrogou, por mais dois meses, o contrato com a Alti Engenharia e Arquitetura Ltda.-EPP para adequação física e documentação para expedição do alvará dos bombeiros. O prazo original era de um ano.
Ações na área de educação em RP
– Implantação do Programa Municipal de Alfabetização e Letramento
– Ampliação da carga horária, com a implantação da sexta aula para os estudantes do ensino fundamental
– Recuperação paralela, no contraturno escolar, com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática
– Salas de estudos e laboratórios de informática
– Oficinas práticas de leitura e matemática
– Reestruturação da Língua Inglesa, com a implantação de três aulas semanais para os anos iniciais do ensino fundamental
– Reestruturação da Língua Inglesa, com a ampliação para cinco aulas semanais para os anos finais do fundamental
– Novo material didático de Língua Inglesa (Universidade de Cambridge), investimento de R$ 3.185.730,28
– Programa Escola na TV: renovado convênio entre a prefeitura e a Câmara