Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Aulas só voltarão após 31 de maio

FERNANDO GONZAGA/CCS

A Secretaria Municipal da Educação suspendeu as aulas presenciais até 31 de maio. A medida foi anunciada nesta segunda-feira, 27 de abril, du­rante coletiva de imprensa so­bre as alterações no decreto de calamidade pública em decor­rência da pandemia do novo coronavírus, causador da co­vid-19. A recomendação é que as mais de 300 escolas particu­lares sigam a mesma medida.

As aulas para 47 mil alunos das 108 escolas da rede muni­cipal foram suspensas em 23 de março após a publicação do primeiro decreto. Com isso, estudantes dos ensinos infan­til e fundamental realizaram atividades pedagógicas de suas casas até o dia 9 de abril. Neste período, diretores e professo­res das escolas criaram grupos de WhatsApp para manter a comunicação próxima com pais e alunos. As duas semanas seguintes foram consideradas recesso escolar.

Com a reformulação do ca­lendário escolar, ficou estipula­do que, nesta semana (27 a 30 de abril), professores, diretores e coordenadores pedagógicos farão um replanejamento do ano letivo para cada faixa etá­ria. Na semana seguinte, a par­tir de segunda-feira, 4 de maio, a Secretaria da Educação volta­rá à modalidade de ensino re­moto por meio de plataformas digitais e materiais auxiliares. Também nesta semana será avaliado todo o conteúdo ofe­recido no primeiro bimestre, porém, os alunos não passarão por provas.

“Tudo isso será feito com muita parcimônia e respon­sabilidade, pois não podemos esquecer jamais da situação individual de cada aluno e de cada família em todos os seus aspectos: sociais, econômi­cos, tecnológicos e alimenta­res. Para isso, vamos oferecer às escolas toda a autonomia e vamos pedir a participação dos pais nas decisões pedagó­gicas de cada escola da rede”, afirma o chefe da pasta, Feli­pe Elias Miguel.

Ainda de acordo com Mi­guel, os alunos do ensino fun­damental contarão com as fer­ramentas disponíveis por meio da parceria com a plataforma Google For Education, en­quanto os alunos dos anos ini­ciais do Fundamental podem acessar o aplicativo do governo do Estado, o Centro de Mídias SP. Além disso, a Secretaria da Educação recomenda que os pais acessem a TV Cultura Educação, com conteúdo para todas as idades da educação básica disponível no canal 04.3 e nas redes sociais.

“Nós também iremos for­necer um material didático au­xiliar. Cada escola entrará em contato com as famílias para organizar a distribuição dessas apostilas assim que elas estive­rem disponíveis. Faremos uma busca ativa para confirmar a si­tuação de todos os alunos e, as­sim, planejar a melhor forma de garantir o ensino sem deixar ne­nhuma criança de fora”, conclui.

A rede estadual de ensino de São Paulo retomou ontem as atividades para os 3,5 mi­lhões de alunos matriculados nas mais de cinco mil escolas. Ribeirão Preto conta com 46 mil de 82 unidades do Estado. Na região, que envolve três das 91 Diretorias Regionais de En­sino (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, são 99.432 alunos de 165 esco­las da rede estadual.

As atividades foram sus­pensas no último dia 23 de março devido à pandemia de coronavírus. O ensino remo­to será feito por aplicativos e por transmissões nos canais da TV Unesp e TV Educação. A Secretaria Estadual da Edu­cação de São Paulo informou que está patrocinando planos móveis de internet para que os alunos e os professores consi­gam ter acesso ao material on­line sem custo.

Também começa nesta se­mana a distribuição do mate­rial pedagógico para o ensino a distância. As escolas devem agendar um cronograma para que os estudantes e as famílias retirem o material, evitando aglomerações. Para os alunos das áreas rurais mais afastadas, cerca de 10% dos matriculados na rede, a distribuição será feira pelo sistema de transporte escolar, com apoio da Polícia Militar e das guardas municipais.

Os kits contêm quatro apostilas: de língua portugue­sa, matemática, orientações gerais e instruções para o uso dos aplicativos de ensino a dis­tância. Para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamen­tal, além das apostilas, serão distribuídos um livro, um gibi da Turma da Mônica e uma fi­cha de leitura.

Postagens relacionadas

PF faz buscas contra Sérgio Reis e o deputado Otoni de Paula

Redação 1

Mostra aérea em cartaz no Palace  

Redação 2

Palácio ganha luzes de Natal

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com