O ator norte-americano Danny Aiello morreu na quinta-feira, 12 de dezembro, aos 86 anos, informação confirmada pela agente literária Jennifer De Chiara. Ele nasceu em Nova York (EUA), em 20 de junho de 1933, e ficou mundialmente conhecido por suas atuações em filmes como “Faça a Coisa Certa” (1989), de Spike Lee, com a qual foi indicado para o Oscar de melhor ator coadjuvante e para o Globo de Ouro.
Também integrou o elenco de “O Poderoso Chefão 2” (1974), de Francis Ford Coppola, cravando uma frase que ficou icônica ao atacar um inimigo: “Michael Corleone manda ‘olá'”. Ator deixa sua marca em mais de 80 produções, trabalhando em filmes como “A Rosa Púrpura do Cairo” (1985) e “A Era do Rádio” (1987), ambos de Woody Allen, e “O Feitiço da Lua” (1987), de Norman Jewison, atuando ao lado de Cher. Também atuou em “Os Donos da Noite (1989), Dirigido e estrelado por Eddie Murphy com Richard Pryor no elenco.
Começo em 1973
Aiello iniciou sua carreira no cinema em 1973, quando apareceu no filme “A Última Batalha de um Jogador”, estrelado por Robert de Niro. O ator ganhou destaque quando, no ano seguinte, interpretou Tony Rosato em “O Poderoso Chefão Parte II”. Ao longo da carreira, o ator colocou seu nome em outras dezenas de filmes. Em 1989, ele foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante por seu trabalho em “Faça a Coisa Certa”, no qual interpretou Salvatore “Sal”’ Fragione.
O apresentador Michael Kay, sobrinho de Aiello, lamentou a morte do tio nas redes sociais: “Descanse em paz, tio Danny. E diga um oi para minha mãe por mim”. O último trabalho de Danny Aiello para o cinema foi na comédia romântica “Amor em Little Italy”, do diretor Donald Petrie, no ano passado, atuando ao lado de Emma Roberts (“Garota mimada”) e Hayden Christensen (saga “Star Wars”).