Quem passar pelo calçadão da rua General Osório de Ribeirão Preto nesta sexta-feira, 24 de março, a partir das dez horas, poderá assistir à apresentação “Um Vestido para Ti, costurando uma performance”, desenvolvido pela artista e costureira Zezé Cherubini.
Em um espaço público e movimentado, como o calçadão, uma mulher com sua máquina de costura realiza todos os passos para confecção de um vestido, em meio à pequenas ações, como dizer uma poesia, contar uma memória, colocar uma música, dançar, conversar e interagir com o público.
Desta forma, sua performance é construída com a participação do público. realização do projeto é de Zezé Cherubini. “Um Vestido para Ti, costurando uma performance” é um projeto contemplado pelo edital EnCantos, financiado pelo Fundo Municipal da Cultura, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
“Um Vestido para Ti” traz o ambiente de trabalho da costura para a rua, um espaço geralmente visto como passagem, se torna um outro ambiente. A performer expõe todos os passos para a feitura de um vestido. A ação desenvolvida pela atriz, figurinista e costureira Zezé Cherubini nasceu em 2018 a partir do seu desejo de unir a arte da performance e a arte de costurar.
“Para mim, o ato de unir as partes, geralmente de pano com o auxilio de agulha e linha, dando pontos no tecido, é uma grande delicadeza”, destaca Zezé Cherubini. De maneira simplificada, a performance vai se construindo junto ao público, na arte é um tipo de segmento artístico que mistura elementos diferentes de arte. Ou seja, pode acontecer por meio de diversos diálogos, combinando dança, teatro, artes visuais e música.
No entanto, cada artista tem uma maneira diferente de explicar o que é a performance na arte. Segundo a performer reconhecida mundialmente Marina Abramovic, performance é uma construção física e mental, que a artista executa num tempo específico no espaço e na frente de uma audiência, assim a plateia e a artista constroem a obra juntas.
Foto: Divulgação