Por Hugo Luque
O Botafogo foi derrotado pelo Atlético-MG por 3 a 1 neste domingo, no Estádio José Lancha Filho, o Lanchão, em Franca (SP), e deu adeus à Copa São Paulo de Futebol Júnior logo na segunda fase. A equipe ribeirão-pretana sofreu com os gols sofridos no primeiro tempo e não conseguiu reverter a situação na metade complementar.
O Pantera chegou ao mata-mata com moral, pois terminou a fase inicial na liderança do Grupo 6. Já o Atlético era uma incógnita: apesar de forte, ficou com a segunda colocação no Grupo 5, atrás do Guarani. Em campo, todavia, a força mineira foi traduzida em domínio das ações nos 45 minutos iniciais.
Logo nos primeiros momentos do jogo, Pedro Ataíde serviu Gabriel Pfeifer, que abriu o marcador. Aos 21, Jhonatan cruzou e Lucas Inácio fez contra. Com menos da metade do primeiro tempo, o Galo já tinha a confortável vantagem de 2 a 0.
O atacante Thalles, talvez o principal destaque tricolor nesta Copinha, chamou mais uma vez a responsabilidade. O jogador criou as melhores chanves e, aos 27 minutos do segundo tempo, aproveitou assistência de Pedro Severino, outro destaque do setor ofensivo, para diminuir. O Bota estava de volta à disputa.
Mas o sonho não durou muito. O conjunto paulista se lançou ao ataque e abriu espaços. Aos 39 minutos, João Vilela puxou contra-ataque que terminou em gol de Índio. Foi a pá de cal na campanha botafoguense nesta edição do principal torneio de base do Brasil.
Na terceira fase, o Atlético terá pela frente novamente o Guarani, líder de sua chave, em busca da vaga nas oitavas de final.