Com o tempo de 25 segundos e 10 centésimos, Giovana Gabriele superou em cerca de quatro segundos a marca anterior
Giovana Gabriele, que faz parte da equipe de Atletismo Paralímpico da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto, fez história no último final de semana ao vencer e bater o recorde mundial da prova dos 100 metros RR1 Race Running, no evento internacional Open Brasil Loterias Caixa, realizado nos dias 27 e 28 de abril.
Giovana completou a prova em 25 segundos e 10 centésimos, superando a marca de 29 segundos e 3 centésimos da sueca Pauline Lundberg, antiga detentora do recorde.
O evento é realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e conta com a presença de atletas dos cinco continentes, fazendo parte do calendário do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). O Open Brasil Loterias Caixa é uma competição homologada internacionalmente e as marcas conquistadas pelos atletas nesta competição são válidas para o ranking mundial.
“Na hora da competição, senti muita emoção. Por estar entre atletas importantes, já que nunca imaginei que um dia estaria entre eles. Na hora que bati o recorde mundial, não estava acreditando no que tinha acontecido. Foi assim que eu percebi que era uma pessoa tão forte”, falou emocionada a atleta Giovana Gabriele.
Agora, Giovana precisa aguardar as formalidades de convocação para compor a Seleção Brasileira que vai disputar o Campeonato Mundial de Jovens, na Suíça, em julho deste ano, se firmando cada vez mais no cenário esportivo internacional.