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Astronomia em Ribeirão

Ribeirão Preto não é apenas a grande metrópole que orgulha o Brasil por seu dinamismo, comprovado desenvolvimento de polo agropecuário verdadeiramente exitoso. É também um centro educacional de renome e respeito. Sua Diretoria Regional de Ensino contribui para alavancar o processo contínuo de acrescentar qualidade à educação pública estadual.

Dentre os resultados recentemente colhidos, destaca-se o Mini Curso de Astronomia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Astronomia. Em sua XIX edição, disponibilizou-se um expressivo número de 70 vagas para professores da rede estadual de ensino. O Planetário permaneceu à disposição para as unidades escolares, propiciando ao alunado conhecer melhor a astronomia, conviver com astrônomos e universitários de todo o Brasil.

Outra ação de sucesso foi a “Sala de Aula em Foco”, seguida de Seminário de práticas de formação e acompanhamento. Consistiu em exposição de boas práticas em sala de aula, a partir de material didático do Programa Ler e Escrever e EMAI, com projetos e sequências didáticas.

Educação Ambiental e Saúde mereceu singular empenho do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, com o desenvolvimento de 93 ações durante 2016. Dentre elas, o “Todos Juntos contra o Aedes”, com envolvimento de professores e alunos para atuação como multiplicadores de informações, com vistas à obtenção de mudanças no comportamento da comunidade. Idêntica ação se fez em relação à dengue e as febres chikungunya e zica, com elaboração de checklist pelos alunos e elaboração de cartazes, que concorreram a um disputado concurso.

Em Batatais, a EE Silvio de Almeida desenvolveu o projeto pedagógico “A Bacia Hidrográfica e o observatório multidisciplinar”, com o intuito de promover estudo sobre as dinâmicas sociais e ambientais nas relações entre o macro e o micro, o global e o local. Em parceria com a Universidade Federal de São Carlos e com o Centro de Tecnologia em Hidráulica do Departamento de Águas e Energia Elétrica de SP, o projeto se desenvolve em 2017 com expressiva participação do alunado, corpo docente e parceiros.

Numa bem-sucedida parceria com a Fundação Feira do Livro, houve o patrocínio de visita de escritores às escolas, para diálogo produtivo com os alunos. O Projeto “Combinando Palavras” contempla estudantes do Ensino Fundamental no 9º ano e Ensino Médio, com atendimento de 5.500 alunos. Nas salas de leitura, foi implementado o projeto Mediação e Linguagem, para a adaptação de textos de obras literárias à linguagem audiovisual, produzidas radionovelas e vídeos de animação, com significativo envolvimento do alunado.

Outra iniciativa interessante foi a eletiva “Conhecendo o mundo por cartão postal”, no âmbito da Escola Estadual Bairro Francisco Castilho. Cartões postais, cartas convencionais e e-mails foram utilizados pelos alunos como estratégia de comunicação com os colegas da EE Hélio Lourenço de Oliveira, alunos da Justus-Lieb-Universität de Giessen, na Alemanha e troca de postais com vários países, mediante uso do site Postcrossing.

São testemunhos evidentes de que a educação pública está no rumo certo. Para isso dar certo, é preciso maior participação da família e da sociedade. Vamos todos nos empenhar na conscientização nacional de que educação é a única missão capaz de transformar o Brasil?

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