Nesta sexta-feira, 14 de setembro, a Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) vai reviver a noite solene de instalação da entidade, realizada em 1948, com um concerto especial da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp) no Theatro Pedro II. Os 36 músicos instrumentistas subirão ao palco sob a regência do maestro Reginaldo Nascimento.
Há 70 anos, o evento aconteceu no salão nobre do Centro Médico de Ribeirão Preto com a apresentação da Osrp, tendo como solista a pianista Olga Tarlá, um dos grandes nomes da música da cidade. Tudo foi transmitido ao vivo pela PRA-7, uma das primeiras emissoras de rádio do país.
“Mantivemos a essência daquela noite, que foi a de valorizar a organização de uma entidade de profissionais, e incluímos elementos que são próprios da nossa época, além de inserirmos atrações que contam a nossa própria história”, explica o engenheiro Arlindo Sicchieri Filho, diretor da AEAARP que está à frente da organização deste evento.
Na “Noite de Gala dos 70 anos da AEAARP” a Orquestra Sinfônica vai executar músicas de trilhas sonoras de grandes sucessos do cinema mundial; cinco delas serão cantadas pelo Coral Som Geométrico, grupo vocal da associação criado nos anos 1990.
A engenheira e maestrina Regina Foresti confessa que está ansiosa com a oportunidade de colocar seu grupo no palco do Theatro Pedro II, acompanhando uma das orquestras mais tradicionais do país. “E para homenagear os 70 anos da associação, o que transforma tudo em uma grande oportunidade e um gigantesco desafio”, fala.
Para completar, a cerimônia será transmitida pelo Facebook, mantendo a sequência dos acontecimentos e incluindo ferramentas atuais. Os convites para a “Noite de Gala” estão à venda na AEAARP. Toda a renda obtida com o evento será revertida à Casa do Vovô. O ingresso tem preço único de R$ 10 e as reservas podem ser feitas pelo telefone (16) 2102- 1700.
O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto. Tem capacidade para receber 1.588 pessoas, mas parte foi interditada no ano passado pelo Corpo de Bombeiros por causa da altura do parapeito – hoje aceita até 1.300 espectadores.
História
A AEAARP foi fundada em 1948 por um grupo de profissionais da área tecnológica que buscavam valorizar as profissões de engenheiro, arquiteto e agrônomo junto aos setores público e privado. “O que fazemos agora é exatamente reproduzir aqueles objetivos, agregando benefícios e serviços aos nossos associados”, fala o engenheiro Carlos Alencastre, presidente da associação.