A secretária de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes, assinou na tarde desta quarta-feira, 13 de março, o repasse de R$ 19.917.096,03 para 93 municípios das regiões administrativas de Ribeirão Preto, Barretos, Araraquara e Franca. A assinatura ocorreu no Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II, e contou com a presença do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), do secretário de Assistência Social, Guido Desinde Filho, prefeitos e secretários dos demais municípios beneficiados.
Antes de discursar, a secretária pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia na Escola Estadual Professor Raul Brasil, ocorrida na manhã desta quarta-feira (13), no município de Suzano. Ela falou sobre a importância do trabalho realizado pelo governo do Estado e gestores municipais na área de desenvolvimento social.
“É muito importante esse encontro ‘olho no olho’ para que enxerguemos a vontade de parceria, de fazermos ações juntos. Há uma vontade do governo estadual, uma determinação, para que os secretários não fiquem apenas nos gabinetes. É preciso ir a campo, conhecer as pessoas e trocar experiências, demandas e necessidades. Isso nos aproxima muito e permite o conhecimento das particularidades de cada região”, disse a secretária.
“Acredito neste novo modelo de gestão que envolve a descentralização para os municípios, a coparticipação do poder privado, do empresariado e, ainda, muita eficiência, transparência, inovação e velocidade”, concluiu. Os repasses a Ribeirão Preto totalizam R$ 1.968.510,73. O valor é destinado ao Fundo Municipal de Assistência Social para utilização em programas de proteção social básica e programas de proteção social especial de média e de alta complexidade.
Repasses
Os municípios aplicarão o recurso liberado em uma rede de proteção que reúne 1.349 serviços socioassistencias de acolhimento e proteção às crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social em 871 equipamentos, sendo 441 nas redes públicas dos municípios, e em 430 locais dirigidos por entidades sociais nos 93 municípios da macrorregião III que englobam 26 cidades da região de Araraquara; 19 municípios da região de Barretos; 23 cidades da região de Franca e 25 municípios da região de Ribeirão Preto.
Esses serviços atendem famílias em situação de vulnerabilidade social e também já em risco social e/ou com direitos violados, tais como, pessoas em situação de rua e violência, pessoas com deficiência, em situação de discriminação em decorrência de orientação sexual/raça/etnia, jovens em conflito com a lei, migrantes, entre outros. Durante o evento, também foi entregue o Selo São Paulo Amigo do Idoso a onze municípios. Receberam Colômbia, Guaíra, Guaraci, Pirangi, Vista Alegre do Alto, Descalvado, Itápolis, Ipuã, Ituverava, Ribeirão Corrente e Jaboticabal.