A Secretaria Municipal de Administração abriu licitação para a contratação de empresa de vigilância desarmada para atuação em postos da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas). Realizado na modalidade pregão eletrônico, o processo licitatório tem custo estimado de R$ 2.421.683,46 para o fornecimento de vigilantes para onze locais.
As empresas interessadas têm até às 14 horas do dia 24 de janeiro para apresentarem suas propostas. Logo após este horário será realizada a análise das propostas. A licitação prevê vigilantes para a sede da Semas, Centro de Qualificação Social e Profissional, Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, Seção de Controle de Materiais e Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes.
Também vão atuar no Centro de Qualificação Social e Profissional, Centro de Referência Assistencial Social (Cras 2), Núcleo de Atendimento Especializado ao Idoso, Centro de Convivência Especializada do Idoso, para a Vila Dignidade e para a Seção de Programas para Pessoas com Deficiência. O contrato será pelo período de doze meses podendo ser prorrogado de acordo com a Lei de Licitações (nº 8.666/1993).
Ações da Secretaria
Criar e fortalecer os vínculos entre equipes da Secretaria de Assistência Social e as pessoas em situação de rua foi uma das metas de 2021. Renata Corrêa, secretária de Assistência Social, ressalta as ações do município para atender as pessoas em situação de rua.
“Temos inúmeras ações, inclusive integradas com outras secretarias para resolver a questão da pessoa em situação de rua na nossa cidade. Criamos o PertenSer que busca estabelecer e fortalecer o vínculo dessas pessoas com a nossa equipe, passo fundamental para o resgate da autonomia e reinserção na sociedade”.
O Centro POP, serviço de atendimento dia, que antes funcionava na Vila Elisa, mudou para a Capitão Salomão, mais perto do Centro, o que permitiu dobrar o atendimento das pessoas em situação de rua. Lá, elas podem fazer suas refeições, trocar de roupas, lavar as roupas sujas, passar o dia e participar de oficinas.
Atualmente, mais de 120 pessoas em situação de rua passam por dia pelo Centro Pop. Quem deseja acolhimento para o período noturno, espera a van que leva para o Complexo Cetrem, que atende homens, mulheres e famílias em três locais distintos.
Para conquistar esse público e estabelecer confiança, a Semas criou o projeto PertenSER, que tem por objetivos principais o acompanhamento longitudinal em busca da reinserção social, aproximação de vínculo com a equipe e oferta da rede pública de atendimento.
A Secretaria de Assistência Social, por meio do Departamento de Proteção Social Especial, oferece o atendimento de recâmbio à pessoa em situação de rua, para garantir o retorno às cidades de origem, bem como o vínculo familiar e comunitário.
A intervenção de recâmbio é executada pela equipe do Centro POP ao identificar a demanda ou por solicitação do próprio usuário. Em média, 150 pessoas são recambiadas mensalmente. A prioridade é reinserir essas pessoas na sociedade através do resgate de sua autonomia, realizando este atendimento da forma mais humanizada possível.