Duarte Nogueira *
[email protected]
Com a conclusão de novas unidades escolares ainda neste ano, pela prefeitura, mais de 20 mil crianças de 0 a 5 anos de idade frequentarão a Educação Infantil. Assim, todos os 10.687 demandantes por vagas de creche serão atendidos pela rede no próximo ano. A esses, somam-se 10.481 alunos na pré-escola, totalizando 21.168 mil alunos no segmento para o ano letivo de 2025. A fila que sempre existiu na rede municipal está zerada. Esta é a quarta vez em que a fila de creche no município tem projeção zerada durante as nossas duas gestões.
Hoje não temos nenhuma criança aguardando por vaga em creche. Aumentamos o atendimento na Educação Infantil em 10% e concluiremos nosso trabalho no final do ano com novos projetos aprovados. Há vagas remanescentes que podem ser preenchidas com a abertura de novas inscrições em janeiro. Esse é o resultado da reorganização da Educação Infantil realizada nos últimos anos, quando foram inauguradas 15 unidades voltadas para o atendimento desta demanda. O município conta, ainda, com 28 convênios estabelecidos para a oferta desta etapa de ensino.
Esta é a realidade de uma gestão que valoriza a educação desde seus anos iniciais, ainda na creche e na pré-escola. Ao longo dos anos investimos em soluções práticas. Construímos e reformamos escolas e estabelecemos convênios de atendimento com instituições que se dedicam a este trabalho. Com isto conseguimos reorganizar a Educação Infantil no município e atender a todos que procuram por creches. Situação muito diferente da encontrada no início de nosso primeiro mandato, em 2017, quando além de filas por vagas faltavam materiais básicos para o ensino.
A expansão da rede municipal, reforçada pelas parcerias estabelecidas, permitiu que as unidades recebessem 184 mil matrículas em oito anos. Todo o trabalho foi feito com o objetivo de atender a todos, de forma indiscriminada e em todas as regiões da cidade, com oferta de todas as condições de ensino, incluindo material, uniformes e agasalhos para o período mais frio do ano.
E estamos também trabalhando para garantir a continuidade deste atendimento. Nos próximos meses, novas unidades serão entregues à população. Está prevista a inauguração de uma creche no Jardim Alexandre Balbo e duas novas unidades localizadas nos bairros Horizonte Verde e Manoel Penna, que passarão a compor a rede. Três ampliações de creches de período integral (CEI Ana Maria Chufalo, CEI Thomaz Urbinatti e EEI Eduardo Diniz) estão em andamento.
O Jardim João Rossi também receberá uma nova creche, por meio de adesão ao Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e dois novos projetos estão em fase de aprovação, sendo um para o Parque das Oliveiras e outro para o Jardim Novo Mundo. Assim como em outros setores, deixaremos a Educação bem encaminhada para os próximos anos, com perspectivas de ampliação da rede, por meio de recursos já conquistados e previstos em programas em andamento.
Ao mesmo tempo em que ampliamos a oferta de vagas na Educação Infantil, melhoramos o ensino nos demais anos escolares, com a ampliação do período de aulas – como forma de mitigar os prejuízos provocados pela pandemia de covid-19 – substituição do método de ensino da língua inglesa (com a adoção do método Cambridge), assim como a sua extensão para os anos iniciais, e temos atuado fortemente na formação continuada de nossos professores. Com investimentos aproximados de R$ 40 milhões ao ano, em 2023 proporcionamos 2,6 mil formações e devemos chegar a 3 mil formações neste ano.
* Prefeito de Ribeirão Preto