O policial militar reformado Luís Fernando Pereira Ramos, popularmente conhecido como Díácono Ramos, foi eleito vereador em Ribeirão Preto, nas eleições municipais do ano passado com 4.010 votos, pelo partido União Brasil. Evangélico e membro da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro da Lagoinha, ele exerce o diaconato na denominação religiosa. Um Ministério existentes nas Igrejas Cristãs formado por homens e mulheres voluntários que, aos moldes bíblicos, se dispõem ao serviço de auxiliador e apoiador material e espiritual.
Em entrevista ao Tribuna Ribeirão o parlamentar afirmou que pretende centrar seu mandato na área social, principalmente na defesa dos direitos das mulheres, crianças e idosos e nos projetos de inclusão. Também disse que foi eleito para representar as famílias ribeirão-pretanas e ser a voz incansável junto o Executivo.
Tribuna Ribeirão – O senhor recebeu 4.010 votos nas eleições do ano passado. A que atribui sua votação?
Diácono Ramos – Primeiramente, agradeço a Deus. Tive a grata satisfação de ser o escolhido para representar o projeto de cidadania junto à nossa igreja, pois tenho uma representatividade junto à comunidade à qual estou inserido. No entanto, não posso descartar que recebi votos por parte de familiares, amigos e do pessoal da área da segurança pública.
Tribuna Ribeirão – Esta foi sua primeira disputa eleitoral?
Diácono Ramos – Não. Em 2010 concorri ao cargo de deputado estadual e em 2012 ao cargo de vereador no município de Barrinha.
Tribuna Ribeirão – O senhor é evangélico da Igreja do Evangelho Quadrangular da Lagoinha. Seu eleitorado é majoritariamente, Cristão?
Diácono Ramos – É inegável que foi feito um trabalho junto à Igreja, e esse é o meu maior reduto. Porém, sou vereador por Ribeirão Preto e hoje represento mais de 700 mil habitantes.
Tribuna Ribeirão – Na hierarquia religiosa, o que significa o cargo de Diácono que o senhor ocupa?
Diácono Ramos – É um ministério da igreja formado por homens e mulheres voluntários que, aos moldes Bíblicos, se dispõem ao serviço auxiliador e apoiador material e espiritual.
Tribuna Ribeirão – Em que áreas o senhor pretende centrar seu mandato parlamentar?
Diácono Ramos – Pretendo centralizar na área social – mulher, idoso, crianças -, e na inclusão. Porém, estou sempre atento às demandas da nossa cidade, sempre dando voz e vez aos invisíveis da sociedade.
Tribuna Ribeirão – Quais são suas expectativas em relação ao governo do prefeito Ricardo Silva?
Diácono Ramos – Ele realmente me surpreendeu; está bem ativo, e eu, como vereador de primeiro mandato, estou tentando seguir os mesmos passos e auxiliá-lo dentro das minhas prerrogativas.
Tribuna Ribeirão – Em sua opinião, quais são os três principais problemas da cidade?
Diácono Ramos – Como acontece em todo o país, a saúde é um problema crônico. Outro ponto é a zeladoria e sabemos que, durante muitos anos, a nossa cidade ficou sem esse cuidado. Também não poderia deixar de citar a educação, que vem enfrentando alguns desafios na área da inclusão, onde estamos trabalhando para auxiliar.
Tribuna Ribeirão – O senhor é policial militar reformado e preside a Comissão Permanente de Segurança Pública. O que a comissão pode fazer para ajudar na segurança da população?
Diácono Ramos – Estaremos em busca de novas tecnologias para auxiliar a segurança da população, como as câmeras de reconhecimento facial, além de garantir a segurança nas escolas, priorizando a segurança dos nossos filhos, que são o nosso maior tesouro.
Tribuna Ribeirão – O que o seu eleitor e a população podem esperar do vereador Diácono Ramos?
Diácono Ramos – Estou aqui para representar as famílias ribeirão-pretanas e ser a voz incansável junto o executivo.