Por Hugo Luque
A abertura do futebol feminino do Botafogo foi anunciada nesta segunda-feira. O projeto é uma parceria, fechada na sexta-feira, com a ribeirão-pretana Women’s Soccer Academy (WSA), da ex-jogadora e empresária Mariana Balbão.
Prometido por Adalberto Baptista, presidente do Conselho Administrativo da SA, em dezembro, a equipe de mulheres do Pantera terá coordenação de Mariana, que ficará responsável por formar os elencos.
“Estamos muito felizes com essa parceria com a WSA. Tínhamos o desejo antigo de montar uma equipe feminina e agora conseguimos. É uma modalidade que está crescendo e ganhando adeptos, apoiadores e fãs. A criação da equipe feminina coincide com a aquisição da área para a construção do nosso Centro de Treinamento, que ficará pronto durante o segundo semestre. O nosso time feminino também terá uma área específica no CT para alojamento, além de utilizar o espaço para treinamentos e jogos”, disse Adalberto Baptista.
No espaço de 140 mil metros quadrados, localizado às margens da Rodovia Cândido Portinari, em Ribeirão Preto, o time feminino do Tricolor terá à disposição um campo com capacidade para 3 mil pessoas.
Essa nova etapa faz parte de exigências da CBF, que planeja colocar nos regulamentos que todas as agremiações das Séries A, B e C do Brasileiro tenham e fomentem o futebol feminino. No entanto, neste primeiro momento, o foco é nas camadas de juniores.
“Vamos começar a trabalhar com as categorias de base, mas o nosso projeto é muito mais amplo e inclui a montagem da equipe principal nos próximos anos. Vamos trabalhar para potencializar e desenvolver a modalidade”, comentou Mariana Balbão.
Peneira
De olho na primeira competição, o Paulista sub-15 feminino, o clube agendou uma “peneira” para a próxima o próximo domingo (6), às 8h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. Serão avaliadas garotas nascidas entre 2010 e 2012, sob supervisão da treinadora Julia Baracchini, além do auxílio de Aniele Hanna e Laura Prado.
A atleta interessada em participar da seletiva deverá preencher o formulário disponível no site oficial do Botafogo, levar atestado médico com exame feito nos últimos seis meses, documento com foto, termo de autorização de um responsável legal, roupa de treino (camiseta, shorts e meião na cor preta), chuteira society e caneleira.
Eliminada nas quartas de final do último estadual sub-15, a WSA, agora parceira do Botafogo e responsável pelo futebol feminino do clube, foi criada em 2022 como uma equipe especializada na formação e desenvolvimento de garotas. Com as madrinhas Tamires, lateral do Corinthians e da seleção brasileira, e a cantora Gabi Fernandes, o projeto tem mais de 100 atletas entre 5 e 17 anos.