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As modernidades da concessão Piracicaba-Panorama

O “Lote Piracicaba-Panorama”, primeira concessão rodo­viária do governo João Doria, colocado em consulta pública esta semana, marca um novo momento para o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado, iniciado em 1998 e hoje reconhecido como um modelo de referência nacional pelos seus resultados de excelência. Escorada numa diretriz que combina investimentos com benefícios diretos para a po­pulação, a nova concessão traz como principal diferencial a modicidade da tarifa do pedágio, baseada na busca de valores mais adequados ao nível de utilização da rodovia.

A tarifa flexível será adotada de forma obrigatória e no início de contrato com a lógica de que quem usa mais, paga menos. Essa aritmética será possível ao longo de todo o trecho dos 1.201 km da nova concessão com a adoção de um conceito de descontos progressivos conforme a frequência de uso. Os usuários frequentes serão beneficiados com o novo mecanismo que poderá reduzir os impactos no orçamento de quem depende da rodovia para trabalhar em uma cidade vizinha, por exemplo. Além disso, poderão existir outros mo­delos de tarifas flexíveis com descontos por dia e/ou horário a serem aplicados ao longo do contrato, conforme propostos pelo futuro concessionário.

Fora isso, os estudos do novo lote também preveem des­conto de 5% para todos os motoristas que utilizarem o paga­mento eletrônico e redução de até 20% no valor nominal das tarifas das praças já existentes no trecho hoje operado pela Centrovias (Rio Claro, São Carlos, Itirapina, Brotas e Jaú).

Ao todo serão 62 municípios beneficiados pelos R$ 9 bilhões de investimentos gerados pela nova concessão – e também pela arrecadação de cerca de R$ 2 bilhões de ISS ao longo de 30 anos. Entre as principais ampliações estão previstas obras de melhoria estrutural das rodovias, como 417 quilômetros de duplicações, 38 quilômetros de faixas adicio­nais, 32 quilômetros de marginais e contornos que possam tirar o tráfego de centros urbanos que cresceram às margens da faixa de domínio.

Nesse caminho, São Paulo segue dando exemplo de sua capacidade de promover altos investimentos em infraestrutu­ra, mesmo em momentos de crise econômica. Além do que, a nova concessão tem tudo para contribuir com a performance do estado no ranking de excelência das rodovias brasileiras. Não por acaso, de acordo com a última pesquisa da CNT, o estado tem 18 entre as 20 melhores estradas do País.

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