Há muito o que fazer no Oriente Médio e nem mesmo 1001 noites seriam suficientes para desbravar todas as belezas que a região oferece ao mundo, especialmente em países tão ricos culturalmente e historicamente, como Líbano e Jordânia. Mas, ao contrário, dos contos populares regionais (As Mil e Uma Noites), é perfeitamente possível conhecer grande parte dos fascínios destas duas nações em roteiros cheios de charme e aventura pelas joias do mundo antigo.
Alçadas à categoria de “Monumentos Vivos da Humanidade”, Líbano e Jordânia, nações quase que vizinhas de fronteira, impressionam tanto pelos cenários idílicos quanto pelas marcas deixadas pelas civilizações antigas que por ali passaram, como os Egípcios, Assírios, Persas, Gregos, Romanos, Árabes e até mesmo os Cruzados. Prova disso são os inúmeros assentamentos pré-históricos espalhados por todo o território jordano, como a comunidade agrícola de “Ain Ghazal, em Amã, capital do país.
Na Jordânia, inclusive, é possível encontrar uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, a antiga cidade de Petra, um dos destinos mais procurados do Oriente Médio. Esculpida entre os cânions e montanhas da região por tribos do deserto, que por ali viviam há milhares de anos, o local é reconhecido como “a Cidade Perdida” e apresenta uma deslumbrante coloração rosa, devido as cores das pedras. O Templo Al Khazneh, ícone do país, é uma das atrações mais buscadas na região.
Em alguns roteiros oferecidos, o primeiro contato com Petra é feito a noite, quando a cidade está iluminada por cerca de 2.000 velas. Durante o dia, explorações pelo local. Afora o sítio arqueológico, o programa oferece ainda visitas à Jerash, uma fascinante cidade de arquitetura romana, considerada a “Pompéia do Médio Oriente” e uma parada no Mar Morto, famoso pela sua grande concentração de sal.
Já na parte mais ocidental do Oriente Médio, na extremidade leste do mar Mediterrâneo, o Líbano, a pátria mãe dos fenícios, impressiona tanto pela beleza, quanto pela hospitalidade. Dono de belezas únicas, paisagens incríveis, cultura marcante e muitos contrastes, o país oferece uma grande variedade de atrativos turísticos. A capital, Beirute, também conhecida como “Paris do Oriente”, se destaca pela agitada vida noturna e pelo luxo e ostentação que emana.
Em roteiro pela cidade, são sugeridas visitas ao Santuário de N. Sra Harissa, a Mesquita Al Omari, a Torre do Relógio e a Pigeon Rocks, uma formação rochosa, onde pode-se observar a belíssima vista para o Mediterrâneo. Fora da capital, as ruínas de Baalbek, a aldeia montanhosa de Bcharré, a vila piscatória de Byblos ou a azáfama dos bazares de Tripoli são, por si só, motivos para um viagem ao Líbano.