Tribuna Ribeirão
DestaqueTurismo

As joias do mundo antigo

Há muito o que fazer no Oriente Médio e nem mesmo 1001 noites seriam suficien­tes para desbravar todas as belezas que a região oferece ao mundo, especialmente em países tão ricos culturalmen­te e historicamente, como Lí­bano e Jordânia. Mas, ao con­trário, dos contos populares regionais (As Mil e Uma Noi­tes), é perfeitamente possível conhecer grande parte dos fascínios destas duas nações em roteiros cheios de char­me e aventura pelas joias do mundo antigo.

Alçadas à categoria de “Monumentos Vivos da Humanidade”, Líbano e Jor­dânia, nações quase que vi­zinhas de fronteira, impres­sionam tanto pelos cenários idílicos quanto pelas marcas deixadas pelas civilizações antigas que por ali passa­ram, como os Egípcios, As­sírios, Persas, Gregos, Ro­manos, Árabes e até mesmo os Cruzados. Prova disso são os inúmeros assenta­mentos pré-históricos espa­lhados por todo o território jordano, como a comunida­de agrícola de “Ain Ghazal, em Amã, capital do país.

Na Jordânia, inclusive, é possível encontrar uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, a antiga cidade de Petra, um dos destinos mais procurados do Oriente Mé­dio. Esculpida entre os câ­nions e montanhas da região por tribos do deserto, que por ali viviam há milhares de anos, o local é reconhecido como “a Cidade Perdida” e apresenta uma deslumbran­te coloração rosa, devido as cores das pedras. O Templo Al Khazneh, ícone do país, é uma das atrações mais busca­das na região.

Em alguns roteiros ofe­recidos, o primeiro conta­to com Petra é feito a noite, quando a cidade está ilumi­nada por cerca de 2.000 ve­las. Durante o dia, explora­ções pelo local. Afora o sítio arqueológico, o programa oferece ainda visitas à Jerash, uma fascinante cidade de ar­quitetura romana, conside­rada a “Pompéia do Médio Oriente” e uma parada no Mar Morto, famoso pela sua grande concentração de sal.

Já na parte mais ocidental do Oriente Médio, na extre­midade leste do mar Medi­terrâneo, o Líbano, a pátria mãe dos fenícios, impressio­na tanto pela beleza, quanto pela hospitalidade. Dono de belezas únicas, paisagens incríveis, cultura marcante e muitos contrastes, o país oferece uma grande varie­dade de atrativos turísticos. A capital, Beirute, também conhecida como “Paris do Oriente”, se destaca pela agi­tada vida noturna e pelo luxo e ostentação que emana.

Em roteiro pela cidade, são sugeridas visitas ao Santuário de N. Sra Harissa, a Mesquita Al Omari, a Torre do Relógio e a Pigeon Rocks, uma for­mação rochosa, onde pode-se observar a belíssima vista para o Mediterrâneo. Fora da capi­tal, as ruínas de Baalbek, a al­deia montanhosa de Bcharré, a vila piscatória de Byblos ou a azáfama dos bazares de Tripo­li são, por si só, motivos para um viagem ao Líbano.

Postagens relacionadas

Dono de ferro-velho é preso com drogas e a caderneta do tráfico

Redação

STF retoma hoje julgamento sobre revisão da vida toda do INSS

William Teodoro

Funtec oferece vagas para 29 cursos de qualificação

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com