Durante o mês de janeiro brinquedos e brincadeiras que divertiram Candido Portinari durante a infância e foram eternizados em quadros e poesias pelo artista invadem a esplanada do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari.
No período de férias escolares, as crianças e seus acompanhantes poderão se divertir em atividades recreativas e culturais como pular corda, pião, queimada, futebol de botão e dança das cadeiras. As ações serão realizadas de terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Nos dias 24 e 31 de janeiro, das 10h às 11h, a oficina de Telefone com Copo será destaque. A intenção é despertar o lúdico e chamar a atenção para uma brincadeira que, apesar de tão simples e curiosa, pode ser estimulante e interativa. No dia 26 de janeiro, das 10h às 11h, o tema da oficina é o chocalho. A música fez parte da vida e da infância de Portinari por meio da figura do pai, que era músico e a ação irá ensinar ao público como fazer o instrumento de forma simples e divertida.
Dias 22 e 29 janeiro, das 10h às 11h, acontece a esperada Oficina de Bilboquê será a atração. O brinquedo antigo é composto por uma esfera de madeira (ou algo semelhante), com um orifício central, preso por uma corda numa espécie de suporte. Por meio do movimento das mãos, a bola deve ser encaixada no suporte: este é o objetivo do jogo. É uma brincadeira que contribui para aprimorar a coordenação motora, o equilíbrio e o contato social das crianças.
Para quem visita a instituição nos finais de semana ainda é oferecido o projeto Família Legal, um momento de interação entre familiares, inspirados pelo acervo do museu e a história da família Portinari. No final, recebem o certificado Família Legal.