Tribuna Ribeirão
Entretenimento

As cidades inteligentes são o futuro do Brasil… e do mundo

A evolução das novas tecnologias contribuem de forma sem precedentes para muita mudanças no mundo e isso verifica-se em vários níveis estruturais, culturais e sociais.

No Brasil, as escolhas da população se baseiam cada vez mais na tecnologia digital. Na verdade, práticas cotidianas como a inscrição em plataformas conceituadas de jogos do Brasil para jogar caça-níqueis, blackjack ou roleta; se somam a outras como a um renovado empreendedorismo ou até mesmo à procura por cidades consagradas pela tecnologia na busca de novas oportunidades. Sem dúvida, a modernização das cidades é um ponto importante é que modela a ação mundial no que diz respeito à inovação.

Atualmente, muitas cidades mundiais estão se tornando “cidades inteligentes”, usando os recursos mais recentes para criar espaços mais sustentáveis e dinâmicos, funcionais e capazes de corresponder aos modelos evolutivos. Consideradas parte do futuro brasileiro (e global), as cidades inteligentes são cada vez maior número. Venha descobrir mais sobre elas e saber quais são as cidades inteligentes mais consagradas em nosso país.

Cidades inteligentes: o que são?

A tendência mundial é para que as pessoas procurem cada vez mais os principais centros para viver. Na verdade, o World Economic Forum estima que 70% da população global esteja vivendo em cidades até 2050. Esse êxodo para as cidades está apresentando, por isso, muitos desafios de gerenciamento ao nível governamental, ecológico e também no que diz respeito à habitação e acessibilidade dos serviços.

Nesse contexto, a criação das cidades inteligentes se tornou fundamental, sendo que essas cidades são centros urbanos onde os utilitários fundamentais (serviços, energia, materiais e outros) são utilizados de modo interativo e inteligente para que se tornem eficientes. A digitalização dessas cidades é um dos passos essenciais para que tal seja possível.

Essas cidades não têm somente um melhor planeamento urbano, mas uma maior eficiência global, que contribui para melhorar os sistemas de saúde, educação, comércio e transportes. Além disso, tudo é feito de modo a afetar o mínimo possível o meio ambiente, o que orienta as cidades para os princípios da sustentabilidade ambiental que, como você sabe, é uma das grandes questões da atualidade.

Cidades inteligentes no mundo e no Brasil

Atualmente, algumas das cidades mais inteligentes no mundo são Xangai e Pequim (China), Seul (Coreia do Sul), Barcelona (Espanha), Nova Iorque (EUA). Algumas delas são conhecidas como “Cidades 4.0” pelo seu investimento nos sistemas computorizados e os serviços na cloud orientados para a prestação de serviços mais rápidos e eficazes aos seus habitantes.

No Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022, as cidades inteligentes a destacar são Curitiba, Florianópolis, São Paulo, São Caetano do Sul e Campinas. Essas cidades investem no urbanismo, no empreendedorismo e na inovação. Os aspetos de segurança e mobilidade se encontram também em destaque. Vale a pena destacar que muitos dos serviços digitais sendo implementados nessas cidades são também potenciados pelo grande investimento em tecnologia e na expansão das redes 5G no território nacional.

Postagens relacionadas

Livro que inspirou ‘Bird Box’, da Netflix, terá continuação em 2019

Redação 1

Lendária ‘Coleção Vaga-Lume’ ganha novo livro depois de 13 anos sem inéditos

Redação 1

‘Flee’ conta a história de um homem por trás do seu passado de refugiado

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com