As crianças poderão desfrutar das brincadeiras que fizeram parte da infância de Candido Portinari (1903- 1962) durante a programação do “Família Legal” neste final de semana, no sábado 919) e no domingo, 20 de outubro. A agenda é promovida pelo Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo, gerida pela Acam Portinari, das nove às ao meio-dia e das 14 horas às quatro da tarde.
Após a visita ao equipamento cultural, crianças e adultos são convidados a participar de uma experiência interpretativa com perguntas e respostas, quebra-cabeças, jogo da memória e leitura compartilhada. Ao final, as famílias recebem o certificado de “Família Legal”. “O museu é um local de múltiplos saberes, de muitos conhecimentos”, diz Cristiane Patrici, gerente do espaço.
“Então, quando a família visita o local, ela já tem uma experiência significativa e essas atividades fazem com que todos compreendam um pouco mais sobre a produção plástica e poética de Portinari”, emenda a gerente do espaço. A participação é gratuita e aberta ao público. Não é necessário efetuar inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (16) 3664-4284 ou pelo site www. museucasadeportinari.org.br. O museu fica na praça Candido Portinari nº 298, no Centro de Brodowski.
Candido Portinari
Filho de imigrantes italianos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Candido Portinari manifestou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, oferecidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos.
Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Criou desde pequenos esboços até grandes obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasileiro que conseguiu maior projeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultural e político do Brasil.