Tribuna Ribeirão
Cultura

As brincadeiras de Candido Portinari

As crianças poderão des­frutar das brincadeiras que fizeram parte da infância de Candido Portinari (1903- 1962) durante a programação do “Família Legal” neste final de semana, no sábado 919) e no domingo, 20 de outubro. A agenda é promovida pelo Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo, ge­rida pela Acam Portinari, das nove às ao meio-dia e das 14 horas às quatro da tarde.

Após a visita ao equipa­mento cultural, crianças e adultos são convidados a par­ticipar de uma experiência interpretativa com perguntas e respostas, quebra-cabeças, jogo da memória e leitura compartilhada. Ao final, as famílias recebem o certificado de “Família Legal”. “O museu é um local de múltiplos sabe­res, de muitos conhecimen­tos”, diz Cristiane Patrici, ge­rente do espaço.

“Então, quando a família visita o local, ela já tem uma experiência significativa e essas atividades fazem com que todos compreendam um pouco mais sobre a produção plástica e poética de Portinari”, emenda a gerente do espaço. A participação é gratuita e aber­ta ao público. Não é necessário efetuar inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (16) 3664-4284 ou pelo site www. museucasadeportinari.org.br. O museu fica na praça Candi­do Portinari nº 298, no Centro de Brodowski.

Candido Portinari
Filho de imigrantes italia­nos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Can­dido Portinari manifestou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pin­tou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, oferecidos pelo governo brasileiro à sede da Organiza­ção das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos.

Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Criou desde peque­nos esboços até grandes obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasileiro que conseguiu maior projeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultural e político do Brasil.

Postagens relacionadas

Mostra “Portinari Raros” apresenta mais 200 obras em Brasília

Redação 2

Cinema – Diversidade estética e temática, a missão de 2019

Redação 1

Tradicional encontro volta após seis anos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com