Com direção e roteiro de Ellen Faria, pesquisa e curadoria de Rudah Felipe Fazzio e Renata Sangoranti, o documentário registra pela primeira vez a história do samba em Ribeirão Preto, trazendo para a cena personagens que protagonizaram a construção do movimento sambista na cidade, desde os baluartes da velha guarda até a contemporaneidade. O documentário constrói o roteiro através da contação oral dos entrevistados, produzindo um conteúdo inédito, sendo o primeiro material documental em Ribeirão Preto que reúne as várias vertentes da história do samba como o samba enredo, a roda de samba, partido alto, pagode e choro, fazendo uma viagem pelos tempos até a atualidade.“Reunimos personagens fundamentais na trajetória do samba como: Seu Nascimento (Fundador da Escola de Samba Embaixadores dos Campos Elíseos), Babá Paulo Ifatide (Fundador do Centro Cultural Orùnmilá) e muitos outros importantes, músicos, mestres e conhecedores”, detalha Rudah.
De acordo com os pesquisadores, Ribeirão Preto detém o primeiro e mais antigo registro de escola de samba, sendo a escola “Bambas”, reconhecida nacionalmente como a mais antiga em atividade do Brasil, criada em 1927, antes mesmo da tradicional Mangueira, do Rio de Janeiro. Também foi em Ribeirão Preto, em 1995 que o primeiro Afoxé do interior paulista foi fundado “Afoxé Omó Orùnmilá (Afoxé filhos de Orùnmilá)”. “Desde sua fundação, o “Afoxé Omó Orùnmilá” fez aberturas de desfiles carnavalescos de Ribeirão, além de realizar há 15 anos a comemoração do Dia Nacional do Samba em dezembro”, aponta Renata.
O lançamento e exibição do documentário “NOSSA CASA É CASA DE BAMBA – Ribeirão Preto, Samba e os Baluartes” acontecerá no dia 12/02, às 19h30 com entrada gratuita na Escola de Samba Embaixadores dos Campos Elíseos, que está localizada na Rua Ribeirão Preto, 1111 – Vila Carvalho. Após a exibição haverá um bate papo com equipe técnica e uma roda de samba com músicos da cidade. “O samba em Ribeirão Preto, é uma ferramenta de elo, onde, o som da batucada se torna muito mais que música, também uma fonte de reconhecimento de identidade, uma fonte de manutenção da oralidade, bem como a conquista de autoestima através da cultura que impacta particularmente a população negra e periférica, marginalizada por razões sócio-político-culturais.” ressalta Ellen.
Após o lançamento, o vídeo será disponibilizado no Youtube. O documentário “NOSSA CASA É CASA DE BAMBA – Ribeirão Preto, Samba e os Baluartes” é um projeto que conta com o incentivo da secretaria de cultura de Ribeirão Preto através do edital municipal 002/2023 da Lei Paulo Gustavo.
SERVIÇO
Lançamento Documentário “NOSSA CASA É CASA DE BAMBA – Ribeirão Preto, Samba e os Baluartes”
Data: 12.02 (Quarta Feira)
Hora: 19h30
Local: Escola de Samba Embaixadores dos Campos Elíseos
Rua Ribeirão Preto n° 1.111, Vila Carvalho
Entrada Gratuita