Durante todo o mês de abril, o artista plástico João Bieniek irá expor suas obras em uma galeria do Ribeirão Shopping. As pinturas foram desenvolvidas nos últimos anos utilizando a técnica do fragmentalismo e ainda não tinham sido expostas de forma pública.
A experiência de dez anos na área permitiu que o artista desenvolvesse uma técnica própria de pintura. Bieniek criou uma identidade visual para seus trabalhos mais recentes a partir desta modalidade que prevê o fracionamento das imagens para que possam ser retratadas de diferentes ângulos. No fragmentarismo, o artista utiliza-se de figuras geométricas, em especial o quadrado para sintetizar a fragmentação.
“Em termos de arte contemporânea, eu incluo também a ideia de que a emoção possa ser considerada como uma dimensão, que se reflete nas disposições, nas formas e nas cores dos fragmentos. Para mim, tudo muda o tempo todo. Uma imagem é muito mais significativa quando mostrada em movimento e em transformação”, completa.
Bieniek começou sua carreira artística logo aos 16 anos, mas se considerava muito amador. O avô, Ludovico Bieniek, imigrante polonês, foi a principal referência para ele. Apesar de amar a atividade, o trabalho desenvolvido fora do meio passou a ocupar muito do seu tempo e dificultava a prática e aprimoramento da técnica.
Foi só depois de aposentado que o artista encontrou espaço para retomar essa paixão e se dedicar inteiramente à arte. Ainda enquanto morava em Recife, Bieniek chegou a montar um ateliê, mas foi só em Ribeirão Preto que teve mais tempo para focar na pintura e transformar o hobby em ocupação principal.
Quem é João Carlos Bieniek
Natural da cidade de Rio Negro-PR, é artista plástico há mais de 10 anos. Na década de 2000, em Recife-PE, produziu obras que inclusive estão em exposição permanente em órgãos públicos de Recife e Brasília. Também desenvolveu, de forma paralela, atividades relacionadas à aviação. Chegou a ser piloto e gestor de atividades aéreas, tanto civis quanto militares, sem nunca se afastar da pintura. Atualmente tem seu ateliê em Ribeirão Preto, no bairro Nova Aliança, onde reside.
O artista desenvolveu a técnica que consiste na fragmentação das imagens. Para ele, a realidade é composta de fragmentos em constante movimento. O pintor aplica esse conceito à produção artística, obtendo obras com características inéditas, dotadas de grande força expressivas. Bieniek denominou a técnica de “Fragmentalismo”.
Serviço
Exposição “Fragmentos do Tempo”
Quando: 1 a 30 de abril
Onde: CH Faria Galeria de Artes By Lícia Vallim, Ribeirão Shopping
Entrada: gratuita